Dicas e Curiosidades Diversão Educação Saúde e Bem-Estar

Benefícios em se ter animais de estimação

Ter um animal de estimação em casa, seja ele qual espécie for (gato, cachorro, coelho, etc.), faz muito bem à saúde e promove felicidade na casa e entre os membros da família. O prazer de ter um animalzinho te esperando em casa quando chega do trabalho ou de algum lugar é gratificante. Eles são nossos companheiros, amigos e os consideramos membros da família – porque é isso que eles são.

Os benefícios que uma criança terá ao crescer com um animalzinho são inúmeros e incontáveis, isso porque o animal tem um papel importante na prevenção contra doenças respiratórias em crianças, ajuda no desenvolvimento intelectual e emocional dos pequenos, entre outros benefícios.

Cachorrinhos, gatinhos… enfim, são todos umas fofuras, né mamães?

Em se tratando de doença, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Melbourne, na Austrália, crianças de até 5 anos que tiveram contato ou crescido com animais são mais resistentes a adquirirem certas doenças respiratórias e alergias, no entanto, aquelas que não tiveram essa convivência são mais sensíveis a desenvolverem essas doenças. Isso porque, quando a criança está em contato direto com o animal, ela respira os pêlos, pó da casinha, etc. e seu organismo desencadeia uma proteção natural contra o vírus VSR (Vírus Sincicial Respiratório), responsável por infecções de vias respiratórias e nos pulmões. Ou seja, adotar um animalzinho de estimação logo quando seu filho tem cerca de um ano e meio a dois anos e meio é ótimo, só traz benefícios.

Outros benefícios:

Desenvolvimento físico e intelectual

Eles estão crescendo juntos, certo? Nada melhor para o desenvolvimento da criança e do animal do que eles se descobrirem juntos e gastarem energia juntos. Tem muitos brinquedos inteligentes para animais que também podem ajudar a criança no desenvolvimento, exemplo: aqueles brinquedos com buraquinhos em que a criança tem que encaixar a peça no lugar certo, existe esse tipo de brinquedo para cachorros também. No desenvolvimento físico, nada melhor do que colocá-los para brincar juntos, jogar bolinha, correr, caminhadas, etc. Seus filhos (peludo e humano) vão crescer saudáveis.

A convivência entre criança e animal de estimação estimula o desenvolvimento e é benéfico para ambos.

Responsabilidade

Esse benefício é de extrema importância para as crianças, porque ter um animal em casa requer responsabilidades e cuidado, mas os adultos precisam sempre estar por perto, claro. Quando a criança começa a cuidar do habitat do seu amiguinho, colocar comida, dar remédio quando precisar, limpar ou escovar seu amiguinho, etc., tudo isso promove a autonomia da criança e faz com que ela lide com diversos sentimentos afetivos, entre alegria e dor.

Cuidar de uma coisinha tão fofa assim, é super prazeroso e só traz benefícios para as crianças.

Relacionamento

Quem lida com animais com certeza sabe lidar com diversos tipos de pessoas. Isso porque quando a criança cresce com o animal ela aprende a desenvolver a sensibilidade, empatia, carinho, respeito, generosidade, entre outros. Os animais transmitem muito amor e carinho, e quando uma criança aprende a conviver com isso desde pequena, ela também desenvolve esse tipo de sentimento.

Os animaizinhos são os fiéis companheiros dos pequenos.

Mas, lembre-se, seu cão precisa ser vacinado corretamente para que ele não pegue nenhuma doença que pode prejudicar o relacionamento dos dois pequenos. Depois das vacinas obrigatórias no primeiro ano de vida do cachorro, a convivência pode ser livre de preocupações.

Os bichinhos devem ser tratados e amados como membros da família. A Boutique Infantil possui lindas roupas infantis com estampas de animais e outras dedicatórias para esses que em pouco tempo conquistam qualquer coraçãozinho.

Você também vai gostar de:

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário