Dicas e Curiosidades Diversão

Brincadeiras para fazer em casa nas férias de verão

brincadeiras para fazer em casa nas férias

As férias escolares são o momento mais esperado pelas crianças. Mas se a família não for viajar ou não puder realizar atividades fora de casa, o período pode se resumir ao tédio.

Para evitar que isso aconteça, os pais precisam estar preparados para se reinventarem nas brincadeiras para fazer em casa nessas férias.

Para  que os pequenos não passem o dia inteiro na frente da televisão ou no videogame, os pais podem montar uma rotina de atividades divertidas e interessantes para serem feitas dentro de casa. Há diversas opções que podem envolver toda a família e os amiguinhos do seu filho.

As crianças gostam de estar sempre em movimento. E o próprio organismo delas precisa desse estímulo para se desenvolver melhor e com mais saúde. Os ciclos sociais também são importantes durante a fase de crescimento para que entendam a importância de manter relacionamentos positivos e saudáveis com todos ao redor.

O gasto de energia não precisa envolver brincadeiras super elaboradas e pode, inclusive, ser um momento de aprendizado. As atividades também não são sinônimo de bagunça. Siga as nossas dicas e veja o que fazer com as crianças durante as férias:

Tarde de filmes

Seja com a família ou com os amigos, uma sessão de filmes em casa é sempre uma ótima opção para divertir e entreter as crianças. Separe os clássicos infantis, feche a cortina e pronto: o cinema está ali, ao seu dispor. Para acompanhar, uma bacia de pipoca e sucos naturais.

Brincadeiras clássicas

Nada de videogame ou internet, as brincadeiras clássicas é que fazem a alegria da criançada. Pular corda ou elástico, pique esconde, pega-pega, cirandas, e tantas outras. Os jogos de tabuleiro também são atividades recomendadas para envolver a família.

Festa do pijama

As crianças adoram se reunir com os amiguinhos para dormirem juntas e fazerem aquela bagunça gostosa no período da noite, com direito a guerra de travesseiro e tudo mais. Por isso, junte os colegas de classe, vizinhos e primos – cinco pessoas é o suficiente para uma distração bem legal – e promova esse momento de encontro. Podem ser preparados lanches gostosos e as clássicas brincadeiras já citadas também podem ser inseridas na programação. No dia seguinte, um delicioso café da manhã pode esperar a criançada.

Você também pode acompanhar nossa matéria sobre como montar uma super festa do pijama em casa para mais sugestões e dicas.

Teatrinho

Atividades lúdicas e que estimulem o aprendizado são super recomendadas e podem gastar o tempo das crianças durante as férias. Que tal pegar algumas meias usadas ou sacos de papel e criar personagens para uma apresentação de fantoche que envolva toda a família?

Cozinha dos pequenos

A verdade é que as crianças adoram se sentir como adultos. Sob a supervisão, elas podem ter um dia de chefs de cozinha e preparar o lanche da tarde. Escolha receitas fáceis e que não demandem a manipulação de equipamentos muito complicados. Podem ser cookies, bolos ou cupcakes. A criançada vai adorar!

Banho de mangueira no verão

As férias escolares caem justamente no período mais quente do ano: o verão. Por isso, atividades que ajudem a refrescar são ótimas pedidas. Além do clássico sorvete, as crianças podem colocar uma roupa de banho e fazer a festa debaixo da mangueira ou em alguma piscina inflável.

Gostou das nossas dicas? Deixe nos comentários as suas sugestões para acabar com o tédio mesmo ficando em casa nessas férias!

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário