Diversão

Brincadeiras para se divertir na Páscoa com a família

decorações de páscoa

A páscoa está quase batendo à porta e com ela, uma porção de delícias. É hora de reunir amigos e familiares em torno de uma mesa farta e trocar presentes pra lá de gostosos.

Mas, além das guloseimas e dos chocolates que deixam os pequenos – e os grandinhos também – bastante animados, é possível aproveitar a data para reunir a família e se divertir muito com os filhos.

Não sabe como? Nós ajudamos você! Para deixar esta data ainda mais especial e divertida, separamos aqui diversas brincadeiras e atividades que podem ser feitas tanto dentro quanto fora de casa e prometem agradar as crianças e até os adultos. Vamos lá!

1. A tradicional caça aos ovos

Esta é uma tradição comum, presente no mundo todo. Para isso, basta esconder os ovos de páscoa e as cestinhas pela casa, quintal ou jardim. Para deixar a brincadeira ainda mais bacana, você pode espalhar pistas para que elas desvendem onde está o tesouro escondido.

Comece por um recadinho ao lado da cama, outro no banheiro, na cozinha e cada um vai levando ao próximo passo. No caminho, pode ir deixando pequenas guloseimas até que encontrem o prêmio principal.

Em casas onde há crianças pequenas, o indicado é colocar nomes nos ovos para que um irmão não acabe pegando mais do que o outro. Assim, você diverte todo mundo e mantém a brincadeira bem justa!

É uma atividade muito divertida também para os grandes, afinal a preparação dela já é uma festa. Você vai adorar preparar as pistas, as dicas e tentar encontrar enigmas para ajudar os filhos, sobrinhos e netos a encontrar o que tanto procuram.

O mais bacana é que até os grandinhos, que já não acreditam mais no coelhinho da páscoa aproveitam a brincadeira e passam algum tempo andando pra lá e pra cá tentando encontrar o que tanto desejam.

Para os que ainda não sabem ler, uma boa dica é utilizar aquela velha técnica de dizer se está “quente” ou “frio”, para perto ou longe. Assim eles vão caminhando pela casa ou pelo quintal e você vai dizendo o quão próximo estão de encontrar os docinhos.

2. Decorem a casa para esperar o coelho!

Decorar a casa inteira para receber a visita do coelhinho da páscoa é uma excelente atividade para fazer com toda a família.

Você pode comprar tudo prontinho, de acordo com seu gosto em qualquer loja de festas espalhada pelo Brasil. Depois é só escolher onde cada elemento vai ficar e deixar tudo com a cara do feriado.

Mas para quem tem mais tempo livre e quer colocar os filhos para participar de forma ainda mais efetiva, vale a pena fazer a decoração vocês mesmos! A internet está cheia de moldes, modelos e temas que podem ser baixados e impressos ou somente servir como inspiração.

Aí é só pintar, colar, recortar e encher de enfeites cada cantinho da sua casa. Faça bandeirolas, placas de bem-vindo, coloque o nome das crianças nas portas dos quartos e quem sabe, avisos para o coelho tomar cuidado com o cachorro ou os degraus da escada.

A atividade é lúdica e deixa a imaginação de crianças de todas as idades correr solta neste momento tão divertido e único do ano.

3. Decorem ovos de galinha

Outra tradição para lá de antiga é a de pintar ovos de galinha e encher de confeitos. Esta atividade pode ser feita com dias de antecedência, deixando a ansiedade dos pequenos para com o feriado um pouco mais leve.

Para isso, vá guardando cascas de ovos de galinha, cuidando para que não quebrem. O segredo é cozinhar os ovos e quebrar somente a pontinha cuidadosamente, com a ajuda de uma colher pequena.

Mas não deixe que cozinhem demais, ou então não será possível retirar a casca sem quebrá-la inteira.

Outra maneira é quebrar o ovo cru mesmo, que poderá ser utilizado ovos mexidos, em bolos e tortas. Para isso, segure o ovo com a mão e com um prego ou tachinha limpos, faça uma pressão lentamente. Fure em duas extremidades para que o conteúdo saia mais facilmente. É uma técnica um pouco mais difícil, mas o resultado vale a pena.

Depois, é só lavar em água corrente, deixar secar ao sol por cerca de três dias ou no micro-ondas. Para isso, basta deixar as cascas vazias, em potência alta por 15 ou 20 segundos.

Depois, é só pintar! Não se esqueça de escolher uma tinta não tóxica e pode ser manipulada por crianças sem nenhum perigo. Deixe que a imaginação dos pequenos corra solta e que cada um pinte seus ovos como bem desejar.

Quando secarem é só preencher com docinhos, confeitos ou amendoim doce. Uma tradição vinda das vovós para deixar a vida dos netinhos ainda mais doce e colorida.

4. Preparem as sobremesas juntos!

Que tal pensar em uma sobremesa super deliciosa para toda a família? Pode ser um bolo bem bonito, uma torta, docinhos de enrolar ou um gelado. Não importa. O que vale é fazer tudo junto com os filhos, do começo ao fim.

Desde as compras no supermercado, escolhendo cada ingrediente com atenção e cuidado, e decidindo juntos quais cores e confeitos serão utilizados. Em seguida, o preparo da receita também pode ser divido.

Os que já sabem ler podem ir ajudando a encontrar os ingredientes, dividir as medidas e separar em vasilhas menores. Enquanto isso, os maiores podem ir colocando tudo na panela, liquidificador e batedeira, enquanto um adulto supervisiona e cuida de tudo que pode ter riscos.

Depois, é só liberar a mente para decorar com a cara da páscoa! Use todos os confeitos e cores que escolheram para fazer uma sobremesa única e especial. Com certeza, todos irão adorar e lembrar deste carinho para sempre.

5. Encontrem os rastros deixados pelo coelho

Esta brincadeira funciona melhor quando os filhos ainda acreditam em toda a magia ao redor da páscoa, incluindo, é claro, o coelhinho.

O objetivo é encontrar objetos e pistas que foram sendo deixadas para trás enquanto o coelho visitava a casa ou escondia os ovos. Você pode espalhar restos de chocolate, um mapa da sua casa com o nome das crianças, cestinhas vazias e até acessórios de vestimenta, como por exemplo, um chapéu, um par de óculos e um relógio.

O jogo é divertido e deixa os pequenos entretidos por um longo tempo, aproveitando ao máximo tudo que este dia tão especial tem para oferecer.

6. Coelho papa bolinhas!

Conhece a brincadeira da boca do palhaço, comum em festas juninas e quermesses? Pois esta é a versão da páscoa para o jogo. Para isso, pegue uma caixa de papelão e cole nela a imagem de um coelho bem bonito e colorido, de preferência com a boca aberta.

Caso não encontre por aí nada parecido, você pode desenhar também caso tenha algum talento para as artes. Depois, é só fazer um buraco na caixa bem na área da boca e espalhar bolinhas coloridas para as crianças.

Pronto! A competição e a brincadeira está iniciada! Você pode premiar quem acertar mais bolinhas, brincar que quem perde precisa pagar uma prenda ou o que sua imaginação achar de mais interessante.

Esta é uma atividade que além de reunir toda a família, também é uma excelente ideia para tirar os chocolates e os doces da cabeça – e das boquinhas – das crianças. Vale a pena tentar.

7. Tentem acertar o rabinho dele!

Esta também é uma versão adaptada de outra brincadeira de festa junina, na qual os participantes precisam acertar, de olhos fechados, o local correto de prender o rabo do burrinho.

Na páscoa, troque o burro pelo coelho e se divirta com o resultado das tentativas. Podem brincar desde os pequenos até os adultos, basta acertar a altura do cartaz. O ideal é pegar uma imagem do coelho de costas ou então desenhar a silhueta do corpinho dele, sem o rabo, é claro.

O rabo pode ser feito de pompom de lã ou de papel mesmo e aí é só começar a brincadeira. Para os menores, nem é preciso vendar ou girar, mas os grandinhos precisam de um desafio um pouco mais divertido.

Quem acerta, ganha um prêmio definido por você, ou a chance de começar a procurar pelos ovos antes dos demais.

8. Adivinhem a quantidade de doces dentro da caixa

Esta brincadeira é muito divertida e fácil de ser preparada. Escolha uma caixa, vidro ou qualquer outra embalagem que tiver na sua casa e encha de docinhos e bombons.

Depois, é só pedir que cada um dos participantes, podem ser crianças ou adultos, coloquem em um pedaço de papel o nome e a quantidade de doces que acreditam ter no recipiente. Aí é só dar o resultado e ver a comemoração do vencedor.

É claro que você não pode deixar de colocar uma dose de mistério. Em vez de simplesmente dizer o quanto tem dentro da embalagem, vá contando um a um com a ajuda dos que jogaram.

É diversão garantida para toda a família.

9. Adivinhe quem sou eu!

Este é um jogo bem legal e também pode ser uma fonte segura de divertimento para crianças de todas as idades. Até os adolescentes podem curtir!

Basta imprimir umas imagens de bichinhos ou até usar os de pelúcia que você tiver na sua casa. Cole de forma aleatória nas costas, garantindo que a pessoa não veja qual é o seu personagem.

Quem terá que adivinhar o boneco ou a figura é a própria criança que o tem nas costas. Ele deve mostrar o personagem para os demais e se posicionar no meio da sala.

Em seguida, precisará fazer perguntas para os participantes, até descobrir tudo através das dicas. Mas não pode ser qualquer pergunta, pois as respostas só podem ser sim ou não.

Veja alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas:

– Eu tenho bico?
– Eu como cenouras?
– Tenho pelos?
– Tenho penas?

Você pode ainda dizer quantas perguntas são o suficiente para descobrir e ao final delas, é preciso dar um palpite. Simples assim! Você pode premiar quem acertar ou fazer com que os perdedores precisem pagar uma prenda.

10. Dança das cadeiras de páscoa!

O jogo da dança das cadeiras é sempre um sucesso em qualquer festa ou lugar. Mas para que tudo seja feito com segurança, prefira brincar em um lugar espaçoso e sem obstáculos que façam as crianças caírem ou se machucarem.

Junte as cadeiras, deixando sempre uma a menos do que os participantes. Depois, é só colocar uma música para tocar, enquanto todos caminham ao redor das cadeiras, sem correr. Quando a música parar, cada um precisa achar um lugar para sentar e quem ficar de fora, sai da brincadeira.

É um jogo que demora bastante, principalmente se em sua casa tiver várias crianças. Se os pequenos forem jogar, tome cuidado para que a altura dos móveis seja compatível e deixar as regras bem claras, para que ninguém empurre o amiguinho.

No final, o ganhador pode ganhar um presente especial, como um ovo de páscoa ou o direito de comer um chocolatinho a mais de sobremesa.

11. Corrida do ovo da páscoa com a colher

Outro clássico das gincanas pelo mundo a fora, a brincadeira da corrida com o ovo na colher tem a cara da páscoa e agrada pessoas de todas as idades. Mas para isso, você precisará estar em um ambiente aberto, de preferência no quintal e com bastante espaço.

Crianças que moram em prédios e condomínios também podem se divertir com este jogo e, por isso, é algo bastante democrático.

Você já deve saber as regras. Cada participante ganha uma colher, que deve ser carregada na boca. Na colher, deve ser equilibrado um ovo, de preferência cozido para não fazer muita sujeira.

Os ovos podem ter sido pintados previamente no tema da páscoa, para ficarem mais com a cara do feriado.

Depois é só dizer onde é o local de largada e o final da competição e pedir que todos se alinhem lado a lado. Ganha aquele que chegar primeiro e com o ovo inteiro na colher.

Para que o risco de acidentes seja menor, deixe os menores de fora desta atividade. Afinal, correr com uma colher na boca pode não ser uma boa ideia.

12. Decorem biscoitos da páscoa juntos!

Apesar de ser uma tradição mais comum do natal, hoje em dia é muito mais fácil encontrar forminhas e confeitos nos motivos do coelho. As crianças adoram e fazem a maior farra!

O ideal é que um adulto asse e prepare os biscoitos e as crianças menores só decorem, utilizando glacê colorido e confeitos de todos os tipos. Depois, é só esperar secar, dividir entre todos e se deliciar tomando um bom chá.

13. Coelhinho pula – pula

Este é um joguinho simples e que os menorezinhos vão adorar. E a boa notícia é que pode ser feita tanto dentro de casa, quanto no quintal.

Pegue pedaços de lã ou então risque linhas paralelas no chão. Agora é só dizer as crianças brincarem de ser coelho e passar as distâncias aos pulinhos. Sempre que alcançarem, vá deixando a atividade mais difícil, aumentando as distâncias.

É uma brincadeira divertida, lúdica e que ainda coloca as crianças para fazer uma atividade física, coisa que nos dias de hoje, não é uma tarefa assim tão fácil. Brinque até que fiquem cansadas, e aproveite uns momentos de silêncio!

14. Joguem coelhinho sai da toca!

Este é um jogo muito apreciado pelas crianças menores e muito fácil de ser organizado. Você pode fazer com seus filhos e até reunir todos os amigos. Desenhe círculos no chão representando as tocas dos coelhos ou então use bambolês coloridos.

Faça a quantidade necessária para que todas as crianças, ou aqui, coelhinhos, tenham uma toca, exceto uma. Espalhe os círculos em uma área grande, possibilitando que tenham um bom espaço para correr de uma toca para a outra.

O jogo fica ainda mais divertido se todas estiverem usando orelhinhas de coelho, feitas de papel, croché ou o que sua imaginação permitir. Aí é só dar início a brincadeira!

A criança que está fora da toca, tem que falar: Coelhinho, sai da toca! Sempre que esta ordem for dada, as demais devem sair correndo e mudar de lugar, evitando serem pegas por quem está fora.

Toda vez que alguém for pego, troca de lugar e passa a ser a criança a dar a ordem e pedir para as demais saiam da toca.

Deixe que brinquem até cansar, o que acaba demorando bastante a acontecer!

15. Coelho secreto

Faz parte de uma grande família ou participará de uma festa na páscoa cheia de gente? Que tal fazer um coelho secreto e garantir que todas as pessoas saiam com um presentinho?

A brincadeira é a mesma do amigo secreto, bastante comum no final do ano. Cada pessoa pega um papelzinho com um nome e precisa comprar um chocolate para ele. Para facilitar a escolha e deixar tudo mais uniforme, você pode colocar uma faixa de preço e ainda divulgar uma lista com as sugestões.

Hoje em dia, brincar de coelho secreto é ainda mais fácil, já que tudo pode ser feito online e através da troca de mensagens. No dia, é só fazer a conhecida brincadeira da revelação do coelho secreto, onde cada um dá dicas da pessoa para que o grupo adivinhe.

Há ainda uma versão diferente, dentro da mesma ideia. Ao invés de pegar os nomes, cada um traz um ovo de valor semelhante e deixa na mesa. De forma aleatória, as pessoas vão roubando os ovos e trocando até que no final, cada um tenha o seu.

16. Jogo da memória com docinhos

As crianças ganharam docinhos iguais? Que tal inventar um jogo da memória diferente. Separe os docinhos em dupla, e cole com uma fita em pedaços de papel branco. Deixe-os virados para baixo evitando que o doce seja visto.

Embaralhe. Uma a uma, as crianças vão tentando adivinhar as duplas e encontrar os pares. Caso erre, passa a vez para o próximo. Se acertar, tem o direito a comer a guloseima e ficar com as cartas.

No final, não sobrará nenhum docinho e as crianças estarão entretidas e se divertirão com algo um pouco diferente.

17. Boliche do coelho

Separe algumas garrafas pet, de preferência do mesmo tamanho e formato. Corte orelhinhas de coelho e cole em cada uma delas, formando um exército de coelhinhos. O ideal é que você prepare pelo menos seis deles.

Depois, é hora de arrumar uma bola que de preferência deve ser leve e bem colorida. Alinhe as garrafinhas com orelhas como em um boliche e alinhe as crianças uma atrás da outra.

Uma por uma, deve tentar derrubar as garrafinhas, com o intuito de acertar todas elas em uma só vez. A criança que conseguir, ganha pontos ou um prêmio especial, que pode ser um ursinho de pelúcia, ovos de chocolate ou só a chance de se sair melhor.

18. Mímica!

Brincar de adivinhar é sempre muito divertido e esta brincadeira pode ser feita somente entre as crianças, ou unindo pais e filhos. Cada um escolhe algum elemento ligado à páscoa e tenta representar na frente de todo mundo.

Isso rende muitas risadas e momentos que serão lembrados para sempre! Quem adivinhar, toma o lugar e precisa representar outro item que tem a ver com a páscoa.

19. Adivinhem o desenho!

Com a mesma ideia do jogo da mímica, em vez de representar com o corpo, é preciso desenhar o elemento de páscoa para que os outros adivinhem. Também é muito divertido e pode ser ainda mais bacana se for possível usar lápis e canetinhas coloridas.

20. Faça a páscoa que quiser! Solte sua imaginação!

Como você viu, praticamente qualquer brincadeira que conhecemos pode ser transformada em uma nova tradição de páscoa. O importante é fazer com que todos se divirtam e aproveitem este importante momento em família da melhor forma possível.

Aproveite para realizar uma páscoa que vai além das guloseimas, sendo assim um dia especial para reunir a família e bons amigos para momentos únicos.

Leia também nossas outras matérias especiais de Páscoa:

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário