Dicas e Curiosidades Diversão

Carnaval infantil: veja como aproveitar com os filhos

carnaval-criancas-brincando (1)

A comemoração do feriado de carnaval envolve muita música, dança, fantasias e claro: bagunça! Os confetes, espumas e buzinas atraem toda a criançada que não consegue parar um minuto se quer sem fazer uma boa zoeira!

Serão 5 dias em que pais e filhos terão para passar um tempinho a mais juntos. Para aproveitar o feriadão da melhor maneira possível, selecionamos diversas dicas e sugestões para que a família tenha o melhor carnaval infantil de todos.

Nessa matéria você vai conferir:

Como escolher os melhores lugares para passar o carnaval com os filhos:

Ninguém quer seus pequenos longe e em locais que você não conhece, não é mesmo? Por isso, segue abaixo algumas dicas antes de permitir a ida dos pequenos às festas infantis de carnaval.

Primeiro de tudo você deve conferir a classificação indicativa das festas. A maioria das festas de carnaval para crianças são realizadas em clubes ou locais fechados e possuem uma idade mínima para entrada. Por isso, fique atenta, mamãe.

Com essa e outras informações do evento bem conferidas, uma visita antecipada ao local também é válida. Seja na rua ou indoor, a festa tem que estar bem equipada, garantindo a segurança de todos os festeiros (tanto pais como filhos).

Principais cuidados que você deve ter com os pequenos:

Com a ida dos pequenos às festas de carnaval infantis (ou matinês, para os mais sofisticados), alguns cuidados são necessários para que os pequenos aproveitem ao máximo as festinhas.

Como citado anteriormente, essas festas infantis de carnaval tendem a ser realizadas em locais fechados, por isso preze por fantasias que não sejam pesadas. A prioridade são as roupas mais leves e confortáveis, que minimizem o calor (estamos falando de lugares fechados em pleno verão!). Também não podemos nos esquecer dos pés: calçados infantis confortáveis são extremamente necessários já que a criança dificilmente ficará parada.

Para a alimentação, alguns itens também são obrigatórios na mochila das crianças, como a água por exemplo. A criança irá correr, pular, cantar, brincar… e com certeza a sede vai bater! Ofereça sempre água fresca para os pequenos se manterem hidratados durante toda a festa. Sucos naturais de frutas também são uma opção, por isso vale pesquisar a preferência do pequeno.

Caso não seja oferecida janta, o ideal é a ingestão de comidas que sejam leves, como biscoitinhos de polvilho ou mesmo frutas.

Vale a leitura: a importância de manter seu filho sempre hidratado.

Para a segurança dos pequenos, a presença dos pais é fundamental! Quanto mais novo for seu filho, mais atentos os pais devem ficar quanto a permanência da criança na festa. É indicado que até os 12 anos de idade os pais estejam presente acompanhando seus filhos, para que todos tenham uma festa mais segura. Além do acompanhamento, evitar lugares que sejam muito lotados também é uma ótima pedida para evitar possíveis confusões e outras incomodações para a família.

Outro ponto de atenção são as brincadeiras realizadas: as crianças só devem participar de atividades que sejam indicadas para sua faixa etária. Muitas brincadeiras podem utilizar materiais que coloquem em risco a saúde dos pequenos. Por esse motivo os pais devem estar sempre atentos às recomendações  informadas pelos organizadores.

Durante a festa pode ser que ocorra a famosa “choradeira”. Caso isso aconteça, o melhor a se fazer é tentar acalmar o pequeno. Se não der resultado, uma voltinha na área externa do local pode resolver. Infelizmente, caso a criança ainda continue a se sentir desconfortável com a situação, o melhor a se fazer é voltar para o aconchego de sua casa.

Preferiu ficar em casa? Veja dicas de atividades para fazer em família:

Para as famílias caseiras e que preferem mais sossêgo, há também diversas brincadeiras e outras atividades para se fazer durante todos os dias do feriado.

Durante o dia, brincadeiras como barraquinhas improvisadas e piqueniques ao ar livre são ótimas pedidas.

Para as barracas: lençóis, travesseiros e cadeiras já são o suficiente para a montagem. Não esqueça também dos brinquedos favoritos dos pequenos para que criem várias aventuras e aproveitem a cabana ao máximo!

Já para os piqueniques, lanchinhos leves e saudáveis são obrigatórios! Porém, como é festa, as guloseimas são sempre permitidas, mas sem exagerar, tá bom?

Leia também: lanchinhos saudáveis para fazer com os pequenos no verão.

Nas atividades diurnas, muitas vezes as crianças brincarão por conta, sem a presença dos pais. Porém, para que os pais também participem, há diversas dicas de passatempos, olha só: é muito legal fazer uma sessão de cinema! Prepare aquele pote enorme de pipoca, suquinho (de preferência natural), pegue os filmes preferidos dos pequenos e corra pra TV!

Provavelmente os pequenos irão sugerir os filmes que mais viram, e que os pais sabem o roteiro de cabeça! Para evitar essas repetições, a dica é que o filme seja um que tenha marcado a infância do papai e da mamãe. Quem sabe o pequeno cinéfilo também acabe gostando dos filmes mais antigos!

Sabe aqueles jogos de tabuleiro guardados há anos lá em cima do armário? Tá na hora de usá-los! Tire a poeira da caixa e mãos na massa. Escolha sempre os jogos em que a família toda possa participar.

Mesmo quando parecer não ter mais opções de brincadeiras, há sempre algo novo a se fazer: teatrinhos de meia ou de fantasias, festa do pijama entre outras divertidas ideias as quais toda a família pode brincar junta!

O importante é se divertir!

Seja em casa, nas micaretas, na praia, enfim, não importa o local! O que deve ser priorizado é a família unida, se divertindo junto e aproveitando o máximo possível desse feriado tão aguardado.

Mamãe, não deixe de comentar o que você mais gosta de fazer com sua família no feriado de carnaval. Vamos adorar ter sua participação. <3

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário