Dicas e Curiosidades Diversão Saúde e Bem-Estar

Como aproveitar as férias com pouco dinheiro?

férias com pouco dinheiro

Com a crise econômica que abala o bolso das famílias brasileiras, os pais ficam preocupados em proporcionar a seus filhos entretenimento de baixo (ou nenhum) custo durante as férias, já que as crianças estão em casa por conta do recesso escolar e isso pode causar alguns conflitos pela quebra da rotina familiar.

Por isso, iremos dar algumas dicas de como aproveitar as férias com pouco dinheiro, tirando as crianças de dentro de casa e proporcionando diversão para toda a família.

Os especialistas em educação infantil apontam que o mais importante é que os pais deem atenção para os filhos, mesmo aproveitando os finais de semana, pois o mais importante é mudar o ambiente da família e fazer algo juntos. Se as crianças reclamarem que os amiguinhos estão fazendo algo mais interessante, a recomendação é conversar honestamente com eles sobre o orçamento familiar mais enxuto e as prioridades da família.

Outro apontamento é fazer com que os filhos, crianças e adolescentes, ajudem nas tarefas da casa para que se sintam valorizados e também para que saibam o valor do trabalho. E por que não ensiná-los brincadeiras de antigamente, como empinar pipa, rodar pião e jogar bolinha de gude?

Saia de casa

Pela preocupação com questões de segurança, as pessoas estão mantendo seus filhos cada vez mais dentro de casa. A convivência das crianças e dos adolescentes acaba se restringindo a amigos de condomínio, da escola ou do curso. Isso faz com que o entretenimento seja o videogame, o celular e o tablet. Aproveite as férias para levar as crianças para passeios fora de casa. Eles são revigorantes, melhoram o humor e são uma boa oportunidade para fazer exercícios.

Os parques são uma ótima ideia para crianças, adolescentes, adultos e até para o cachorrinho! Faça uma cesta com lanches, doces e sucos e vá a lugares onde os pequenos possam colocar o pé na grama, brincar com a água e com os animais, sentindo o ar puro. Você também pode jogar bola, andar de bicicleta ou até tirar uma soneca na beira do lago.

pais e filhos em um passeio de bicicletaPasseios ao ar livre são um ótimo momento para os pais se aproximarem mais de seus filhos…

Outra boa opção é fazer um roteiro cultural de baixo custo, que normalmente são oferecidos em centros culturais e shoppings em período de férias. Bibliotecas e museus também são uma boa opção para os mais intelectuais que preferem a contemplação e a absorção cultural em forma de passeios educativos. Para os amantes do audiovisual, a ideia é procurar cinemas que oferecem sessões com o preço mais em conta.

Para economizar dinheiro, você pode fazer uma visita àquele parente que mora no litoral ou pedir um desconto para seu amigo que tem uma casa no sítio. As refeições podem ser preparadas no local para que não seja gasto dinheiro com alimentação fora de casa – cujo preço anda bastante elevado. Fazer o famoso “bate-volta” na praia também é uma opção, mas não se esqueça de fazer a “farofa”: leve os alimentos no isopor para não precisar comprá-los lá.

O mais importante é que as férias sejam prazerosas para todos, afinal elas têm o objetivo de fazer com que as pessoas tirem um tipo de suas obrigações para descansar. Então, relaxe. Há dias em que nada agrada e é hora de ficar em casa assistindo televisão, dormindo no sofá ou lendo um bom livro, tomando chá e olhando a chuva.

Evite se estressar durante as férias! Lembre-se que nossas dicas são apenas sugestões. Não se obrigue a fazer nada que não queira e saia da rotina!

Receitas para as crianças

Estimular a criatividade das crianças é uma boa alternativa para distraí-las ao mesmo tempo em que faz com que elas gastem energia. Uma receita passada de mãe para filho é uma interessante arma contra o tédio: massinha de modelar caseira.

Para a mistura, você vai precisar de quatro xícaras de farinha de trigo, uma xícara de sal, uma xícara e meia de água e uma colher de chá de óleo. Pode ser misturado também corante de alimentos para dar um toque especial à massinha caseira. Junte todos os ingredientes e amasse-os até chegarem a uma consistência boa para modelar. Ela não endurece e pode ser conservada em sacos plásticos ou potes bem tampados.

criança brincando com massinha de modelarMassinha de modelar é ótima para estimular a criatividade dos pequenos…

Para brincar no quintal, os pais também podem fazer uma misturinha para que as crianças façam bolhas de sabão gigantes. Misture três medidas de água com uma de xarope de milho. Acrescente posteriormente duas medidas de detergente e deixe a mistura descansar por dois dias. Mergulhe nessa mistura um instrumento caseiro feito com palitos de churrasco e barbante (prepare dois pedaços grandes de barbante; em uma das pontas de cada um, amarre o palito; depois, amarre as pontas soltas uma na outra).

Retalhos, linhas, barbantes, tecidos, papéis e outros materiais que podem ser encontrados em casa podem ser utilizados para fazer brinquedos, bonecos, máscaras, fantoches, maquetes, entre muitos outros. Essa atividade pode dar asas a uma pequena peça teatral: invente histórias e personagens, improvise um palco e decore os “atores” para que a história seja digna de prêmio.

Ensine as crianças a fazer e soltar pipas. Elas são um pouco complicadas de serem feitas, mas o processo pode ser visto em diversos tutoriais na internet. Você vai precisar de papel de seda, cola, tesoura e palitos, além da linha. Depois da produção, é só buscar uma área longe da fiação elétrica e brincar com a ajuda do vento.

Brincadeiras na piscina pedem a famosa guerra de balões d’água, que pode ser feita em formato de vôlei. Encha algumas bexigas até a metade com água. Separe a galerinha em dois times e prepare-os para se molharem, uma ótima pedida para refrescá-los nos dias quentes de verão.

Organize uma caça ao tesouro no quintal de casa. Esconda doces, balas e chocolates em locais estratégicos e deixe dicas para que as crianças busquem os prêmios. As crianças podem também chamar os amigos para que façam um acampamento no quintal ou na sala. Use uma barraca de camping ou ainda, para ficar mais interessante, improvise com colchões, travesseiros, lençóis e cadeiras.

Mamães, já precisaram improvisar devido ao orçamento baixo? Conta para a gente como foi a sua experiência!

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário