Dicas e Curiosidades Saúde e Bem-Estar

Como evitar acidentes domésticos nas férias

como evitar acidentes domésticos nas férias Fonte: Thinkstock

Durante as férias as crianças parecem estar ligadas no 220V! É correria pra todo lado, e com essa agitação dos pequenos, é normal os pais ficarem super preocupados com a segurança da criançada.

Nessa época, em que as crianças passam mais tempo em casa, algumas cidades do Brasil chegam a registrar um aumento de até 42% no número de acidentes domésticos. É de assustar qualquer um, não é mesmo?

Por esse e outros motivos, você vai aprender com essa matéria a como evitar ao máximo que seus pequenos se machuquem e não acabem as férias de maneira antecipada por causa de um acidente bobo que poderia ser evitado com simples atitudes.

Então, para evitar acidentes domésticos nas férias, dá só uma olhadinha nessas dicas:

Cozinha e/ou área de serviço:

– Os filhos, principalmente os mais novos, têm uma curiosidade imensa! Principalmente para mexer naquilo que não devem, não é mesmo, mamães? Por isso, nunca deixe as panelas que estão no fogão com o cabo virado para fora!

– Evite guardar aqueles produtos químicos de limpeza em garrafas de refrigerante ou em outros potes que possam confundir as crianças.

– Os talheres, principalmente os garfos e facas devem ser guardados e mantidos bem longe do alcance das crianças. Hoje em dia existem travas especiais para gavetas super discretos.

– Os baldinhos de limpeza, tanquinhos e até mesmo a máquina de lavar devem estar sempre tampados quando estiverem cheios de água, já que os pequenos podem acabar se afogando. E principalmente durante o verão, essa ação ajuda a combater o tão temido mosquito Aedes aegypti.

– Fósforos, álcool e todos os objetos altamente inflamáveis devem estar obrigatoriamente em lugares fora do alcance da criançada.

Área externa e/ou jardim:

– O verão é uma época ótima para brincar! Demora mais para escurecer e sempre bate aquele ventinho no finzinho da tarde, ideal para soltar pipa! Porém lembre sempre os seus pequenos de tomarem muito cuidado com os perigos do uso do cerol, sem falar que as pipas devem ser empinadas longe da fiação elétrica para evitar choques que podem ser fatais.

– Tomar cuidado e alertar a criança sobre plantas que podem ser tóxicas e fazer mal caso forem ingeridas.

– Nos dias mais quentes, as crianças adoram brincar com água! Se onde estiver brincando tiver pisos que sejam lisos, não deixe de avisar as crianças para não correrem. Nessa situação é muito fácil acontecer de o pequeno escorregar e acabar se machucando.

Quartos e salas:

– Todas as janelas devem ser protegidas com redes e/ou grades. Além de previnir o incômodo de mosquitos, também evita possíveis quedas.

– Tenha cuidado com os brinquedos, lençóis e travesseiros que estão dentro do berço. Muitos desses itens podem causar sufocamentos no bebê.

– Caso a janela do quarto do bebê não esteja devidamente protegida, evite que o berço fique localizado próximo dela.

– Tenha preferência por tapetes que tenham função antiderrapante. Caso não seja possível, evite usar tapetes para decorar a casa.

– As tomadas devem ser cobertas com tampas ou outra proteção para evitar que os pequenos tomem choques.

– Tome bastante cuidado com os fios, pois eles podem causar tropeços e até mesmo sufocamentos.

– As quinas de móveis muitas vezes podem causar cortes feios. Evite que esses móveis fiquem próximos dos locais mais acessados pelas crianças. Hoje em dia há acessórios que são vendidos para evitarem esse tipo de acidente.

Banheiros

– Mantenha sempre o vaso sanitário fechado! É necessário apenas 2,5cm de água para que uma criança pequena consiga se afogar!

– Sempre na hora do banho verifique a temperatura da água. Evite possíveis queimaduras.

– As banheiras podem causar afogamentos! Atenção redobrada ao utilizá-las.

– Medicamentos e materiais de higiene devem sempre estar em locais longe do alcance das crianças.

Roupas que protegem

Pode não parecer, mas as roupinhas dos pequenos também são muito importantes para uma maior segurança durante o dia a dia.

Muitas vezes, roupinhas de qualidade questionável podem fazer tanto mal quanto as situações que demonstramos anteriormente.

A dica aqui é sempre comprar roupas para bebês e crianças  em lojas e marcas que são confiáveis.

Infelizmente, por mais que blindemos nossas casas contra os mais diversos tipos de acidentes domésticos, sempre pode passar alguma coisinha! Por isso vale sempre a pena conhecer novas opções e dicas de segurança para nossos benzinhos mais preciosos.

Tem mais alguma dica para evitar outros acidentes domésticos nas férias? Conta pra gente, mamãe!

Fonte: Hoje em Dia

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário