Dicas e Curiosidades Listas

Como planejar as férias das crianças

planejando as férias das crianças

As férias chegaram, e com elas, a criançada bagunçando em casa. Não importa se você tem apenas um pequeno, dois ou três, sabemos que é necessário planejar esse período sem aulas, para que eles aproveitem ao máximo, sem aqueles dias de tédio tão peculiares. O ideal é que as crianças possam alternar horas de descanso com momentos de brincadeira e diversão.

O planejamento ajuda os pais a não enlouquecerem, pois sabemos que crianças em casa, com toda a energia que possuem, pode causar um grande cansaço, logo a organização do período reduz esse problema. Evita ainda que eles fiquem muito tempo em frente a computadores, tablets, TV ou celulares, pis sabemos que é bastante maléfico à saúde.

A programação dependerá da quantidade de filhos, idade deles, do tempo hábil dos responsáveis em participar das brincadeiras bem como das possibilidades em fazer viagens e passeios. Vamos às dicas?

1 – Crie brincadeiras diferentes: aproveite que é época de férias e invente algumas brincadeiras diferentes com seus filhos. Como as férias de janeiro costumam ser quentes, eles podem brincar de guerra de balão d’água ou até mesmo em uma piscina desmontável se você possuir. Não é recomendado brincar com mangueira por muito tempo por conta do gasto excessivo de água. Outra ideia é criar jogos diferentes que estimulem a criatividade dos pequenos. Insira essas brincadeiras em momentos estratégicos, quando eles se entediarem ou quando chover.

2 – Compre livros, gibis e revistas: a prática da leitura também deve ser estimulada. No momento em que a criança estiver mais tranquila ofereça um livro ou gibi para que ela se divirta enquanto aprende. O importante é que desde pequenos o hábito da leitura seja incentivado.

3 – Planeje pequenos passeios: uma ida ao cinema para ver a estreia do desenho que ele gosta, uma sorveteria, um passeio de bicicleta na praça. Você pode acrescentar um piquenique, convidar os amiguinhos do seu filho e deixar que brinquem (com a sua supervisão) em um parque. O estímulo da brincadeira ao ar livre faz muito bem para os pequenos e você também consegue relaxar nessas situações.

4 – Interaja com os pais dos amigos do seu filho: se o seu filho já está em idade escolar vai querer visitar os amiguinhos nesse período. Você pode criar uma rede de contato com os pais dos colegas dele e alternar dias de diversão. Por exemplo, em uma tarde você se disponibilizar para receber a turminha para assistir filmes e jogar. Em outro dia outra família faz o mesmo. Assim você tem tempo para organizar outras questões sabendo que seu filho está em segurança.

5 – Uma viagem: se você puder viajar no período, melhor ainda! Escolha um lugar legal que esteja dentro do orçamento e pé na estrada! O importante é parar de tempos e tempos para que a criança possa descansar, tomar água e ir ao banheiro. Na viagem busque programas que ela possa participar e registre todos os momentos! E não se esqueça de ajustar adequadamente a cadeirinha do carro, segurança é fundamental.

6 – Acampamento no quintal de casa: aproveitando a época quente, que tal criar um acampamento no quintal de casa? Seja com a família ou amigos do seu filho você pode organizar brincadeiras, jogos e contar histórias. Assim ele terá uma noite diferente e com certeza vai querer repetir a dose futuramente.

7 – Pequenas tarefas: nas horas mais ociosas, proponha pequenas tarefas para o seu filho, de acordo com a idade dele: secar a louça, organizar o quarto, ajudar a fazer um bolo. Torne as tarefas divertidas, para que ele entenda que é algo além das tarefas do dia a dia.

nas férias das crianças elas também podem ajudar nas atividades domésticasDurante as férias, as crianças também podem dar uma mãozinha nas atividades domésticas. (Fonte: Google Imagens)

8 – Visitas a centros históricos e museus: seja na viagem ou em sua cidade, proponha ida aos museus, centros históricos e até mesmo teatros. A ideia é que o passeio seja divertido e não algo maçante. Deixe que a criança explore os lugares e se deixe encantar.

9 – Jogos eletrônicos nos momento certos: logicamente que a criança pode ter um momento do dia para jogar ou ficar no celular, por exemplo. O ideal é apenas que esse período não se estenda e você controle o acesso.

10 – Clubes também são opções: se você participa de algum clube na sua cidade, é uma ótima diversão para os pequenos. Normalmente eles têm piscina, lagos para perca, e até outras atividades como esportes, eventos específicos para criançada e competições. Além disso, novamente estimula as atividades ao ar livre que fazem muito bem para eles.

11 – Ida à praia: novamente, se o orçamento permitir, que tal um final de semana na praia? Não se esqueça de levar tudo o que for importante para segurança do seu filho (principalmente o protetor solar). Normalmente eles adoram brincar na areia e entrar no mar, logo será diversão na certa.

12 – Estimule atividades manuais: você pode comprar massinhas e usar o lápis de cor e giz de cera para que a criança faça seus desenhos e esculturas. Você pode comprar tintas para que ela coloque a mão na massa literalmente e crie os seus quadros, sem a necessidade de seguir uma regra como ocorre na escola. Estimular a parte artística da criança a distrai e faz bem para sua formação.

nas férias das crianças elas adoram brincar com tintaAs crianças adoram fazer arte! (Fonte: Google Imagens)

13 – Estimule a criatividade: dê subsídios para que a criança crie novos brinquedos bonecos ou peças. Tesoura, cola, papel, materiais recicláveis e fios podem ser dados para que confeccione coisas diferentes e se sinta orgulhosa dessa ação. Atenção: nada de oferecer ferramentas perigosas para a criança.

Não é difícil planejar o período de férias das crianças, mas é algo muito prazeroso. Que mãe não gosta de ver o seu filho se divertindo e ocupando bem o tempo livre? Lógico que essas dicas não podem sufocar a criança de atividades sem que elas de fato aproveitem os momentos. As férias são para diversão e descanso e não para ter uma agenda de atividades a cumprir.

Por isso antes de tudo converse com o seu pequeno para saber o que ele deseja fazer nesse período em casa e verifique quais pedidos você pode atender. Com organização é possível tornar os meses de férias agradáveis para todos.

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário