Dicas e Curiosidades Educação

Por que as crianças devem dormir cedo?

Trocar horas de sono para realizar outras atividades como assistir filmes, jogar videogame ou brincar, podem não provocar nenhum mal a curto prazo, mas se a prática se torna um hábito, a saúde das crianças pode ser afetada e o déficit de crescimento é um dos riscos.

“Criança tem que dormir cedo, senão não cresce” quem nunca ouviu essa frase? Muita gente pensa que essa afirmação seja crendice popular, mas ela possui bases científicas. Ir para a cama cedo realmente pode ser bom para o desenvolvimento das crianças e ter o hábito de dormir tarde pode fazer mal.

Por que as crianças devem dormir cedo?
Por que as crianças devem dormir cedo?

É durante o período noturno que o hormônio de crescimento (GH) é liberado com maior intensidade no organismo dos pequenos, enquanto eles dormem. O GH é produzido pela glândula hipófise e é importante para o crescimento e desenvolvimento deles.

Sem contar que também é no período da noite que a melatonina, hormônio que trabalha para regular o sono, age com melhor intensidade proporcionando melhor descanso, já que este hormônio sofre influência da luz natural do dia. Como a quantidade de horas e profundidade do sono altera diretamente a qualidade do sono, o período noturno é o melhor para descansar.

Veja também:

Mais do que no crescimento, a influência de uma noite de sono mal dormida é refletida diretamente no rendimento escolar, práticas que exigem concentração são as que mais sofrem e podem comprometer o aprendizado. As alterações não ficam apenas no campo intelectual, já que os pequenos também acabam por ter seu humor alterado, já que a falta de sono adequado pode gerar irritabilidade, aumentando o nível de estresse, tanto psicológico, quanto físico.

Como o sono é uma atividade comportamental, é importante estipular uma rotina para as atividades da criança, fazendo com que dormir cedo e seu horário seja sempre seguido e as exceções sejam mínimas.

Estipular uma rotina e cuidar para que a criança o siga é trabalho dos adultos, o ideal é delimitar que banhos e refeições tenham sempre seus horários fixos e isso resulte também em uma inevitável hora certa de ir para cama.

Para ajudar, os adultos devem seguir uma rotina também, como o organismo percebe que é noite por volta das 20h até as 21h30, horário em que a melatonina é produzida (hormônio do sono), é interessante utilizar este horário para ir se preparando para deitar, tomar banho e colocar o pijama.

Deve ser proibido o acesso aos smartphones e tablets, isso inclui o hábito dos pais, afinal, a criança quer fazer o que os pais fazem. Isso porque a luz presente nas telas desses aparelhos emitem ondas que interferem diretamente nas mitocôndrias presentes nas retinas e o resultado disso é a inibição do hormônio do sono.

Você também vai gostar:

E o ambiente deve ser preparado para o sono, na hora de dormir, é interessante deixar o quarto aconchegante, na temperatura ideal, silencioso e sem luzes que atrapalhem o descanso. O ideal é que esteja tudo escuro, ainda que os adultos não estejam indo para a cama naquele momento.

Por isso, a criança deve ter hora certa para dormir sim, os pais devem ter muita paciência para os pequenos entenderem e seguir a rotina, uma dica é fazer a criança gastar bastante energia durante o dia, mas com o tempo, o próprio organismo deles irá se acostumar e o processo de dormir cedo será mais fácil.

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário