Dicas e Curiosidades Diversão Educação

Decorações de natal divertidas para fazer com seus filhos!

decoracoes-natalinas

Fim de ano chegando e as festas parecem cada vez mais perto. É hora de se preparar para presentes, família, diversão e, claro decorações de natal. Árvores, pisca-pisca, guirlandas e presépios: entrar no clima natalino pode e deve ser feito em família, transformando o ato de decorar em uma brincadeira que, ao mesmo tempo, ajuda na educação infantil.

decoracao-natal-pequenos

Montar uma decoração é uma terapia para os adultos: escolher as peças certas, montar tudo e contemplar o resultado final. Ao mesmo tempo, para as crianças, isso é tão benéfico quanto, mas, os pequenos enxergam muito mais como pura diversão. Essa situação pode ser benéfica para os pais passarem conceitos simples de educação infantil, tornando a experiência uma brincadeira que ensina.

Para as crianças, tudo é brincadeira e o conceito de obrigação, dever e seriedade é difícil para elas. Por isso, os pais podem transmitir aprendizados e valores através do processo lúdico. Na hora de montar uma árvore, ou preparar uma guirlanda, por exemplo, dá para explicar e mostrar muita coisa, transformando o momento em um ato que faz parte da educação infantil, explorando habilidades sociais, cognitivas, físicas e também afetivas.

Confira cinco decorações de natal para fazer com os pequenos.

Confira também, nossas promoções de natal com até 70% off!

Enfeite de árvore natalina feita com tampinha 

decoracao-natalina-tampinha-garrafa

Apesar de não nevar no Brasil, muitas pessoas adotaram o boneco de neve como símbolo do Natal. Essa influência norte americana permite que bonequinhos graciosos sejam postos em uma árvore e feitos de uma maneira simples e divertida.

Para fazer esses enfeites é necessário usar pelo menos duas tampinhas de garrafa, seja de metal, ou de garrafa pet, para cada boneco a ser feito; fitas coloridas, um botão de camisa (de casa), tinta colorida, tecidos, cola quente e tesoura, pisca-pisca e muita imaginação.

diy-bonequinho-de-neve-2

O ideal é que os olhos e botões sejam pretos, enquanto o nariz fica laranja. Usando outra fita colorida e o botão, é possível criar um lacinho ou cachecol para o boneco. Importante: os pais devem manipular a cola quente e a tesoura para cortar o laço.

diy-bonequinho-neve

Bolas de natal pintadas de forma criativa

Seguindo a mesma linha de usar bonecos de neve como símbolo de natal, uma maneira simples de pintar bolas de natal pode ser feita apenas usando a mão, pés ou dedinhos dos pequenos.

bolas-natal-caseira

Cada criança pode assinar sua bolinha e podem ser guardadas como lembrança depois, é uma ótima recordação!

Guirlanda com prendedor de roupas

guirlanda-caseira

Muito fácil de se fazer. Basta um pedaço de arame e prendedores de roupa de madeira. Com o arame, é só fazer círculo. Depois disso, os prendedores são colocados todos enfileirados, cobrindo o arame. Pronto. O formato é este, mas, o interessante é colorir tanto o arame, quanto os prendedores. O arame pode ser envolto a uma fita, enquanto os prendedores podem ser pintados de diferentes maneiras e cores. Se quiser colocar um lacinho no centro, fica ainda mais charmoso.

guirlandas-natal

Enfeitar a porta da casa com cartolina

Este é divertido e pode ser feito de diferentes maneiras. O segredo é escolher um desenho a aplicar na porta e usar as cartolinas nas cores certar para montar um desenho. As opções são várias: árvore de natal, Papai Noel, boneco de neve ou até mesmo tudo junto. A atenção dos adultos deve ocorrer principalmente na hora do recorte da cartolina e da colagem na porta.

porta-decorada

Todas essas decorações podem ser feitas em formato de brincadeira, para que ensinamentos como paciência, concentração, ordem das coisas, divisão de tarefas, entre outras, façam parte de uma educação infantil lúdica.

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário