Dicas e Curiosidades Diversão Educação

Mude os hábitos: dicas para incentivar seu filho a ler

Mude os hábitos: dicas para incentivar a criança a ler

A criança que lê possui uma maior disposição para se tornar um adulto dotado de senso crítico. São muitos os benefícios da leitura, entre eles o enriquecimento da imaginação e da inteligência e o desenvolvimento da capacidade verbal.

Mude os hábitos: dicas para incentivar a criança a ler
Mude os hábitos: dicas para incentivar seu filho a ler

No entanto, desenvolver o hábito de leitura em uma criança exige disciplina e paciência. É essencial que os pais descubram qual é o maior obstáculo para seu filho na hora de ler. O desenvolvimento do leitor é mais fácil quando os pais acham soluções para as dificuldades da criança.

Qual o desafio com relação à educação e incentivo à leitura no Brasil?

O Instituto Pró-Livro e o Ibope Inteligência realizaram em 2012 uma pesquisa que visava descobrir a porcentagem de leitores no Brasil. O resultado é surpreendente: 85% dos brasileiros preferem assistir TV a ler um livro. O número demonstra que a falta de leitura é um problema cultural no país, e as crianças são apenas vítimas.

Veja também:

Segundo pesquisadores, muitas crianças não gostam de ler por diversos fatores, como dificuldade de compreensão do conteúdo e deficiência no sistema nacional de ensino. Devido aos grandes problemas que a educação enfrenta no país, o desafio dos cidadãos é criar um hábito de leitura forte, para ser compartilhado entre as gerações.

Três agentes devem se mobilizar para mudar esse quadro: o governo, a escola e o próprio lar da criança. Cada qual cumpre um papel importante na criação de um leitor. O governo deve oferecer a estrutura mínima necessária; a escola deve contar com bons profissionais e uma base curricular dinâmica e flexível; os pais devem mostrar, desde cedo, que a leitura não deve ser apenas um hábito desejável, mas também natural.

Quais ações podem fazer a diferença?

A criação de um hábito de leitura em todo o país é o maior desafio dos brasileiros. E o principal papel do cidadão começa na própria casa, cabendo a ele ensinar seus filhos a apreciar textos diversos.

Uma estante cheia de livros é uma excelente forma de aproximar as crianças da leitura. Quando o filho tiver um número considerável de exemplares, os pais podem ajudá-lo a criar sua própria biblioteca. Ensiná-lo a compartilhar suas leituras e a doá-los para a escola também é uma ótima ação.

Por onde devo começar a incentivar meu filho?

O incentivo à criança deve começar desde cedo. Os pais podem contar histórias para seus filhos quando eles ainda são pequenos. Tenha disciplina com as leituras, reservando uma hora do dia para fazê-las. Pode ser depois do almoço, ou antes da criança dormir, em um local longe de distrações.

É necessário ter paciência e dedicação, pois é assim que se cria um hábito enraizado. Ou seja, para que uma criança torne-se um adolescente consumidor de livros, é de extrema importância que os pais sejam capacitados para a tarefa.

Você também pode gostar:

É importante variar nos tipos de livros. Há aqueles com ilustrações, outros com texto apenas, etc. O importante é não limitar as leituras, e ler os livros que a criança pede. Uma ideia interessante é ler o mesmo título que ela está lendo. Além de acompanhar o desenvolvimento do leitor, melhora a comunicação entre pais e filhos.

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário