Dicas e Curiosidades Educação Moda Infantil Saúde e Bem-Estar

Dia das crianças, ensine seu filho o valor dessa data, faça uma doação!

dia-das-criancas-ensine-seu-filho-o-valor-dessa-data-faca-uma-doacao

O dia das crianças é uma das datas preferidas dos pequenos, sinônimo de festa, diversão e presentes, é como um segundo Natal durante o ano para eles. Assim como este período é muito aguardado pelo varejo.

Para 2016, o cenário permanece com estimativa modesta, devido ao cenário econômico do país, porém isso não impede que as empresas apostem em lançamentos de coleções e novidades.

Dia das crianças, ensine seu filho o valor dessa data, faça uma doação!

Porém, para muitas outras crianças esse dia é apenas um dia qualquer, o retrato da desigualdade social pode ser visto principalmente na situação dos pequenos que não possuem sequer uma família e, também, em muitas que a possuem, mas sem quaisquer condições de receber presentes.

Com a chegada do dia das crianças, muitas instituições como colégios, ONGs e associações se propõem a arrecadar e incentivar a doação de brinquedos para as crianças carentes na data.

Isso significa que são criados postos de arrecadação, assim como campanhas, às vezes até em grandes mídias como televisão e jornais, no intuito de apresentar a importância do ato da doação.

A doação no dia das crianças é um ato de solidariedade e cidadania, permitindo que todas as pessoas exerçam um papel social mais ativo, preocupando-se com o bem-estar daqueles que possuem menos condições.

Veja também:

No caso das crianças, esse ato é ainda mais significativo. Enquanto os adultos podem passar por transformações aprendendo o valor da doação quando já crescido, atos como este, ainda no período da infância, podem demonstrar o ensinamento de valores solidários, como a compaixão e a caridade, no intuito de ensinar os pequenos a serem mais generosos.

Esse simples gesto pode mostrar para eles que há um mundo de desigualdade, mas sob a ótica de que ele pode ser mudado e isso depende de todas as pessoas em uma sociedade.

Tanto a doação, quanto a troca de brinquedos também mostram para a criança valores importantes como o desapego aos bens e desestimula o consumismo exagerado. Exemplos desse ato solidário podem ser vistos até mesmo em situações fora de época, como feiras de troca e doações.

dia-das-criancas-ensine-seu-filho-o-valor-dessa-data-faca-uma-doacao

Muitas cidades realizam Feiras de Troca de Brinquedos, em Sorocaba (SP) e Curitiba (PR), elas acontecem anualmente e podem ser um grande incentivo para mostrar aos pequenos o valor da doação. Mesmo em cidades onde não há eventos de trocas, diversas instituições fazem o acolhimento desses brinquedos, confira uma lista.

Exército da Salvação
http://www.exercitodoacoes.org.br/

AACC – Associação de Apoio à Criança com Câncer
http://www.aacc.org.br/

AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente
https://aacd.org.br/

GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer
https://www.graacc.org.br/

É muito importante que papais e mamães se preocupem em mostrar esses valores para as crianças, tornando o ato de doar ou trocar uma ação comum, valorizando a solidariedade e respeito ao próximo. Lembre-se de escolher brinquedos ou roupas em bom estado e se tiver a oportunidade, levá-los para fazer as doações.

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário