Dicas e Curiosidades Listas

7 dicas para evitar acidentes domésticos com bebês

evitar-acidentes-domesticos

Por mais que todas as mamães prezem pela segurança dos seus bebês ao “blindar” a casa contra acidentes domésticos, é bem provável que ainda assim falte alguma coisinha…

Há ameaças espreitando o seu pequeno em cada canto (na verdade, o próprio canto em si pode ser perigoso), mas isso não significa que ele pode se machucar.

Existem técnicas simples de segurança que você pode empregar em sua casa para manter as suas crianças longe dos perigos que você nem mesmo imaginava que existiam!

O primeiro perigo muitas vezes desconhecido pelos pais de primeira viagem são os móveis que podem ser derrubados. Quando estamos verificando todas as possíveis ameaças para nossos bebês, pensamos sempre nos perigos básicos: quinas de móveis cortantes, fechaduras de armários e objetos pontiagudos no alcance dos pequenos.

Dificilmente pensamos que uma coisinha tão pequena como nosso filho pode fazer um estrago derrubando diversos móveis, não é mamães?

É até assustador pensar nessa hipótese, visto que o móvel pode cair de forma a machucar gravemente nossos pequenos.

Mas fique tranquila, mamãe. A seguir você vai ver dicas super especiais para deixar os móveis mais estáveis de forma a impedir que os pequenos corram o risco de se machucarem com eles.

Dá só uma olhada:

1. Prenda os móveis maiores (como armários e prateleiras) com ganchos na parede. Esses ganchos são facilmente encontrados em lojas de materiais de construção.

2. Não coloque TVs ou eletrônicos muito grandes em cima de pequenos móveis que mal conseguem suportá-los. Preze por colocar esses eletrônicos em racks que sejam adequados.

3. Evite de guardar brinquedos nas partes mais altas de um móvel. Os pequenos podem ver esses brinquedinhos e mesmo que não costumam escalar as coisas, eles podem tentar buscá-los lá no alto.

4. Mantenha toda a fiação de eletrônicos e outros cabos que você possa usar longe do alcance dos bebês. Guarde-os bem atrás dos móveis para que as crianças não consigam se enroscar nesses fios.

acidentes-domesticos-bebesCenas como essa podem acontecer facilmente se os devidos cuidados não forem tomados…

Mesmo com todas essas dicas, vale lembrar que os móveis não são os únicos perigos que rondam por nossas casas.

Muitas vezes, os próprios brinquedos que eles utilizam no dia a dia podem ser extremamente perigosos.

É importante ressaltar que os pais devem ser muito proativos para sempre verificar a indicação e a qualidade dos brinquedos que oferecem a seus filhos.

Aqui estão algumas dicas para auxiliar as mamães e papais a deixaram a hora da diversão ainda mais segura:

1. Sempre, sempre verifique a classificação indicativa dos brinquedos e acessórios. Essa indicação está ali por uma razão.

2. Limpe os brinquedos regularmente. As crianças nem sempre são boas com seu senso de limpeza. Os bebês geralmente colocam a mão nos brinquedos, no chão sujo e após isso ainda a passam na boca. Para prevenir que esses germes se espalhem mais ainda, é importante manter os brinquedos sempre bem limpinhos.

3. Tenha como rotina uma revisão dos brinquedos. Muitas vezes, alguns podem estar quebrados ou com partes faltantes que podem acabar sendo prejudiciais às crianças, podendo causar ferimentos indesejados.

Como pais, devemos fazer o possível para manter nossos bebês o mais seguro possível.

Infelizmente, apesar de todo nosso esforço, ainda acontecem alguns acidentes domésticos. Mas fazendo tudo direitinho, podemos evitar ao máximo que ocorram.

Não deixe de fazer sua parte!

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário