Dicas e Curiosidades Diversão Saúde e Bem-Estar

Filhos nas férias com pais trabalhando: como lidar?

como entreter os pequenos nas férias mesmo trabalhando

O final de ano é sempre o mesmo dilema. As crianças entram em férias pelo recesso escolar e os pais continuam trabalhando, pois não conseguem reconciliar sua agenda profissional.

Mas as férias escolares não precisam ser entediantes para as crianças e muito menos torturante para os pais que querem curtir os seus filhos.

Muitos pais ficam em dúvida em como deixar que os filhos aproveitem ao máximo as suas férias sem obrigações escolares e como os supervisionarem nesse período. Além disso, ficam apreensivos já que os filhos passam muito tempo sozinhos em casa sem o acompanhamento de um adulto que possa lhes orientar.

Os computadores, televisão e games são os passatempos preferidos para os filhos nos primeiros dias de recesso, porém essa atividade pode tornar-se cansativa e desgastante para eles rapidamente. Muitos pais optam ainda por um reforço escolar durante o período de férias, porém torna-se difícil lidar com o descontentamento dos filhos.

Há ainda os pais que preferem deixar os filhos na casa de parentes, como os avós. Porém, é importante que a criança esteja sempre presente com os pais e possa se entreter durante as suas férias. Mesmo que as crianças estejam ao lado de pessoas queridas, elas estão cheias de energia e disposição para curtir as férias.

A diversão com os pais deve ser essencial:

Para isso, os pais devem criar uma rotina de lazer junto aos filhos em seus períodos de folga. Logo depois que voltar do trabalho, atividades caseiras como ver um filme em família, contar alguma história, fazer algum tipo de recreação ou até mesmo um lanche em família já podem agradar os pequenos. É importante para eles, possuírem um período de divertimento junto aos pais.

Além disso, se preferir pode montar um guia de passeio de férias. Você pode nos horários livres, optar em levar os filhos a parques ao ar livre. Lá além de fazerem novos amigos as crianças podem se divertir com diferentes atividades.

O cinema e teatro também são boas escolhas para os seus filhos durante o recesso escolar. Muitos filmes de animação e peças com uma programação para a família ficam disponíveis neste período.

Muitas livrarias e bibliotecas também abrem um espaço especial para as crianças durante os períodos de férias. Os pequenos podem ter acesso a espaços interativos acompanhados de uma boa leitura.

Levar as crianças para passear em shopping, museus e zoológicos também podem ser uma boa alternativa. Alguns desses espaços possuem monitores que podem deixar a criança entretida com o passeio.

Levar os filhos para conhecer o seu ambiente de trabalho algum dia também pode ser uma ótima ideia.

Como deixar que meus filhos se divirtam nas férias:

Para os pais que não gostam de deixar os filhos sozinhos e não têm opção de onde deixá-los nesse período, podem propor um acampamento de férias para os seus filhos. Muitas instituições realizam essas atividades para que os seus filhos possam ter opções de divertimento durante as férias escolares.

Muitas escolas e instituições privadas ou espaços educacionais também oferecem um curso de férias com o desenvolvimento de atividades mais leves e com pacotes bem recreativos para que a criança não se sinta na escola.

Os pais podem também optar por matricular os filhos em cursos alternativos de férias, como de teatro ou circo para que possam passar o tempo se divertindo. Há também a opção de matriculá-los em academias. Algumas delas oferecem atividades de ginástica, natação e demais esportes.

Além disso, os responsáveis podem também deixar livremente que os filhos recebam ou visitem amigos da escola, da van, das aulas particulares, vizinhos ou de outros círculos sociais da criança. Você pode combinar com outros pais para fazer um revezamento para cuidar das crianças.

Desenvolver atividades caseiras também podem deixar as crianças entretidas:

Se o seu filho fica em casa na maioria dos dias durante as férias, você pode organizar atividades para desenvolver no conforto do lar. Em dias de calor nas férias de verão as crianças gostam de brincar com água. Para quem não tem piscina e não tem condições de ir à praia, montar brincadeiras com água em casa podem divertir muito as crianças. Como por exemplo, banhos de bacia, de mangueira ou banho de roupa debaixo do chuveiro.

Os pais também podem montar kits que estimulem a criatividade dos seus filhos em casa. Pode propor as crianças a brincar com canetinhas, cartolinas, pedaços de papelão, cola, copos vazios e etc. Você pode pedir que seu filho entregue um desenho ou alguma arte para quando voltar do trabalho.

Os pequenos também podem participar de atividades de rotina da casa. Como por exemplo, ajudar a organizar o armário ou guarda-roupas, molhar o jardim, passear com o cachorro, lavar seu próprio tênis ou outra roupa íntima e outras atividades leves.

Quais cuidados devo tomar com meus filhos durante as férias?

Nas férias é preciso ter alguns cuidados com as crianças para não comprometer o divertimento delas. É importante destacar que as férias não são indicadas para início de cursos. Para as crianças é tempo de divertimento. Sobrecarregar as crianças nessa época pode ser prejudicial no retorno às aulas. Os pais também devem ser mais flexíveis com os filhos, sem estabelecimento de rotinas e horários.

Quando for deixar o filho com alguém da mesma idade, tenha ciência que eles possuam empatia. Isso pode deixar a criança desconfortável e até causar brigas. Além disso, é preciso respeitar o temperamento das crianças ao inscrevê-los em alguma atividade de férias. Uma criança introvertida pode se sentir descontente dependendo da atividade realizada.

Os pais também precisam ter ciência que assim como os adultos, as crianças também gostam de passar o seu tempo sozinhas, sem ter nada o que fazer em casa. É preciso de um controle de atividades estabelecidas. Como anteriormente dito, a sobrecarga pode deixar a criança insatisfeita.

E o mais importante, é preciso deixar os números de telefone de vizinhos, parentes e amigos caso a criança necessite de alguma coisa. Essas medidas podem fazer com que seu filho brinque e aproveite as férias com divertimento e responsabilidade.

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário