Alimentação Dicas e Curiosidades Educação Saúde e Bem-Estar

Confira ideias de comidas divertidas e criativas para atrair as crianças!

confira-ideias-de-comidas-divertidas-e-criativas-para-atrair-as-criancas

A alimentação das crianças é uma das maiores preocupações dos pais. Enquanto alguns pequenos simplesmente comem de tudo, sem muita cerimônia, outros, no entanto, precisam de certo incentivos para que aprendam a comer os alimentos mais saudáveis. Isso significa legumes, verduras e também frutas e comidas divertidas.

Confira ideias de comidas divertidas e criativas para atrair as crianças!

Uma solução muito bem vista é a de apresentar as comidinhas de uma forma divertida. Podem ser formas que lembrem algo que a criança goste ou simplesmente adicionar muitas cores para que chame a atenção dos pequenos. Em suma, a refeição tem que ser, além de saudável, feita de comidas divertidas.

E criar essas comidinhas precisa mais de criatividade do que de qualquer outra coisa. Acompanhando mais de perto o comportamento e as referências da criança acaba sendo o principal direcionamento para conseguir combinar alimentos e fazer uma comida divertida para ela.

você também vai gostar de:

Há muitas opções de comidas coloridas que são saudáveis e que fazem parte do cardápio diário da criança. Tomate, cenoura, batata, ervilha, milho, grão de bico, feijão, queijo, ovos e as muitas opções de folhas e verdes. Todos esses alimentos são comuns e facilmente encontrados em quaisquer supermercados ou em feiras livres. Além de uma comida colorida, são altamente saudáveis e com praticamente nenhuma restrição.

Imagine, por exemplo, uma combinação simples de cores como o branco do arroz, o roxo da beterraba, o laranja da cenoura e o verde de folhas. Somente dessa mistura já há cores suficiente para fazer uma comida divertida. E o que se pode desenhar com isso? De verdade, qualquer coisa. Qualquer coisa que faça parte do universo infantil e que a criança identifique: uma flor, um jardim, uma borboleta, um boneco e o que mais for para ela reconhecível.

Confira ideias de comidas divertidas e criativas para atrair as crianças!

É importante, no entanto, seguir uma orientação com relação ao que deve ser a refeição infantil. Os especialistas sugerem a pirâmide alimentar infantil como referência para tal. Ela é uma maneira fácil e prática dos pais medirem o que pode (ou deve) ser ingerido pela criança diariamente, sem muita dificuldade.

A pirâmide é dividida em quatro grupos:

Energético extras estão no topo da pirâmide, com a menor porção, sendo: óleos, gorduras, doces e açúcares. Esses devem ser muito moderados pois são geralmente os que mais podem fazer a criança querer.

A segunda parte é composta dos construtores, sendo divididos em três subgrupos, cada qual com uma medida diferente: leites e derivados (de duas a três porções diárias), leguminosas (uma porção por dia) e carnes, ovos e grãos ricos em ferro (de uma a duas porções por dia).

Perto da base estão os reguladores, compostos de frutas e verduras. As frutas podem ser de três a cinco porções, enquanto as verduras podem ser mais, de quatro a cinco portões. Ambas diárias.

Por fim, na base estão os energéticos, com pães e massas, cereais, tubérculos e raízes. Todos esses devem ter de cinco a nove porções diárias

– Quais são as diretrizes segundo os guias alimentares com recomendações de uma alimentação balanceada segundo a faixa etária da criança? Por exemplo: Segundo a pirâmide alimentar quais são os alimentos recomendados para o bom desenvolvimento de crianças de 2 a 6 anos.

No entanto, há um detalhe muito importante para fazer com que a criança se acostume aos alimentos saudáveis, sejam eles através de comidas divertidas ou não: a referência. É mais difícil fazer as crianças compreenderem que o que elas comem é diferente do que os pais comem. Primeiro pela própria exposição, o fato de saber que há tal comida já faz com que a criança queira experimentar, o segundo é o próprio exemplo.

É muito mais difícil exigir e conduzir uma alimentação saudável e balanceada quando os próprios pais, maiores exemplos da criança, não seguem tal caminho. Verduras e saladas exclusivamente para as crianças pode gerar dúvidas de acordo com a idade e atrapalhar a referência no crescimento.

Confira ideias de comidas divertidas e criativas para atrair as crianças!

Se os pais assim já o fazem, ótimo! É só seguir em frente. Caso os adultos não tenham uma alimentação tão saudável, está aí uma ótima oportunidade para começar.

A alimentação saudável garante inúmeros benefícios para a criança e também ajuda a formar uma cultura alimentar que pode vir a definir a saúde dela quando adulto. A alimentação é diretamente responsável na saúde da criança, ajudando-a a desenvolver melhores resistências e também possuir um crescimento forte de saudável.

Veja também:

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário