Alimentação Dicas e Curiosidades Educação Saúde e Bem-Estar

Importância da água na saúde das crianças

importancia_agua

Já estamos no verão e a temperatura está cada vez mais alta… será que os pequenos estão bem hidratados?

O corpo humano é constituído por 60% de água. A água regula a temperatura corporal, ajuda na digestão, e participa de outras tarefas que mantêm o seu corpo sempre saudável.

Não beber água o suficiente pode acarretar em problemas de saúde como dor de cabeça, irritabilidade, indisposição e até mesmo doenças ainda mais graves.

Principalmente aqui no Brasil, que possui um clima que favorece um verão muito quente, as crianças precisam de ainda mais água para se manterem hidratadas, principalmente as que ainda se divertem bastante ao ar livre.

Além do tradicional copo de água gelado, as crianças podem aproveitar para ingerir água de frutas que possuem alto teor líquido, tais como: melão, melancia, laranja e outros. É recomendado que seja deixado de lado os sucos artificiais, pois por conterem grandes quantidades de açúcar, podem gerar doenças relacionadas ao peso das crianças.

A melancia, além de ser uma fruta muito saborosa, fornece uma enorme quantidade de água para deixar as crianças mais hidratadas.

O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos oferece uma cartilha com algumas dicas para manter as crianças hidratadas. Dentre elas, podemos destacar as seguintes:

  • Carregue uma garrafinha de água que seja de fácil acesso;
  • Congele algumas garrafinhas de água. Quando sair para passear, leve uma com você. Como inicialmente estava congelada, a água ficará gelada durante o dia todo;
  • Prefira água a bebidas açucaradas. Essa dica ajuda também no controle de peso da criança. Substituir os refrigerantes pela água irá garantir uma redução de até 240 calorias;
  • Escolha beber água ao invés de outras bebidas durante as refeições. Além de economizar dinheiro, você também economizará em calorias;
  • Você pode adicionar algumas gotas de limão na água. Isso pode aprimorar o sabor, e quem sabe o pequeno tome mais do que geralmente faria.

Com essas poucas dicas, já é possível manter uma maior qualidade da saúde do seu filho durante o verão. Não deixe que essa época do ano sempre lembrada por ser um período de muita diversão, seja estragado por algum problema que poderia ser facilmente evitado com algumas simples atitudes.

Fique ligadinha, mamãe! Em nosso blog ainda virão muitas outras dicas relacionadas à saúde dos pequenos!

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário