Comportamento Infantil Saúde e Bem-Estar

A importância de um bom relacionamento entre netos e avós

relacionamento-entre-netos-e-avos (1)

É tempo de férias! As crianças só pensam em brincar e correr por todos os cantos. E isso é completamente normal, já que esperaram por esse momento durante meses, principalmente aquelas que já estão em fase escolar.

Além de todas as atividades e passeios que são adequados para as férias, a visita aos avós deve ser feita com bastante frequência. Com um planejamento bem formulado, é até possível que os pequenos passem mais do que um final de semana na casa do vovô e da vovó. Esse tempinho a mais junto com eles será de muita alegria e diversão.

Que tal conferir também essas matérias:

Um bom relacionamento entre avós e netos traz benefícios para ambas as partes. Quer ver?

Benefícios para os avós

– Afasta a depressão: contar as histórias de vida pelas quais passaram anos atrás, repassar ensinamentos que aprenderam e até mesmo, conversar sobre as atualidades, ajuda a reduzir os sintomas da depressão. Isso se deve ao fato de se sentirem ouvidos e importantes, mesmo nessa fase da vida em que muitos os ignoram.
– Promove sorrisos verdadeiros: quem não fica feliz em ver uma criança pulando, cantando, rindo de suas próprias trapalhadas e se divertindo de montão? Esses momentos de grande alegria são ótimos para que tanto o vovô como a vovó se distraiam e acabem deixando de lados os problemas da vida.
– Ajuda a ficarem mais ativos: os pequenos com toda certeza vão querer brincar com os avós! Indiretamente, os netos acabam estimulando a realização de atividades que exijam vários movimentos do corpo.
– Contraste de gerações: esse momento com os pequenos é muito importante, pois eles ensinam os avós sobre as tecnologias da atualidade, vestimentas entre outras peculiaridades dos tempos modernos.

Benefícios para os netos

– Amor e carinho: muitas vezes os pequenos não conseguem receber toda a proteção e afeto que merecem, devido à rotina diária dos pais. É nesse momento em que os avós entram para aconselhar os pequenos sobre mudanças e para de certa forma, preencher esse vazio dos pequenos. É muito importante que os netos se sintam sempre protegidos e recebendo toda a atenção necessária.
– Personalidade da criança: é sempre nos primeiros anos que a personalidade dos pequenos é moldada. Por isso, é muito importante que a família esteja sempre próxima. Os avós ajudam a demonstrar à criança o quanto é importante que a família esteja sempre unida.
– Respeito pelas pessoas mais velhas: passar bastante tempo na companhia dos avós faz a criança entender melhor como é ser mais velha, e por causa disso, ela adquire uma visão mais ampla sobre como funciona a vida e aprende a respeitar as pessoas de diferentes faixas etárias.

Quem nunca ouviu a famosa frase: “os seus avós estão te mimando demais”, não é mesmo? Inclusive os pais se beneficiam com um bom relacionamento entre netos e avós. Isso porque vovô e vovó já são pai e mãe há muito tempo, e por esse motivo possuem bastante conhecimento para repassar a seus filhos.

É muito importante também que os pais não deixem a educação dos seus filhos por conta dos avós. Os pequenos podem acabar até mesmo esquecendo da autoridade dos pais em sua vida. Porém, os pais devem estar sempre dispostos a ouvir os avós, já que possuem muita experiência e sabedoria.

Aproveitá-los é mais do que nossa obrigação! Por isso, nunca se esqueça de abraçá-los bem forte e dizer o quanto os amam! São pequenas atitudes que transformam a vida dessas pessoas tão importantes pra gente! A felicidade do vô e da vó contagiam todo mundo! Que tal fazer aquela visitinha surpresa pra eles agora? Vão amar!

Conta pra gente, mamãe: o que seus pequenos mais gostam de fazer na casa do vovô e da vovó?

Fontes: Vivo Mais Saudável e A Terceira Idade.

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário