Alimentação Saúde e Bem-Estar

Lanchinhos saudáveis para o verão

lanchinhos-de-verao

Quando as temperaturas aumentam nos dias de verão, o organismo das crianças necessita de lanches que sejam leves, para não causar nenhum transtorno de saúde por causa do ritmo agitado que os pequenos possuem durante as férias.

Além disso, é importante conseguir conciliar lanches leves, mas ao mesmo tempo ricos em proteínas e vitaminas, já que muitas crianças, durante o período de férias, possuem a tendência de levar um cotidiano agitado, com muitas brincadeiras e atividades física.

É muito importante que o lanche das crianças possua os nutrientes necessários para um crescimento sadio e que, ao mesmo tempo, seja saboroso. Essa combinação é essencial para incentivar a adoção de uma alimentação saudável no cotidiano.

Receitas saborosas e saudáveis:

Uma dieta com saúde conta com a inclusão de frutas e legumes. Tais alimentos são essenciais para uma dieta balanceada, proporcionando para as crianças energia para o dia a dia e evitando assim o acúmulo de gordura oferecido por doces e guloseimas em demasia.

Como é bastante comum as crianças não apreciarem legumes, frutas e verduras, é interessante, nesse caso, usar a criatividade e convidá-las para participar do preparo do lanche. Assim, de forma bastante lúdica e com as orientações de um adulto, elas verão que a alimentação saudável também combina com diversão e criação.

Exemplos de alimentos que não podem ficar ausentes do cardápio de uma criança são as frutas. Muitas delas, ricas em vitamina C, ajudam o sistema imunológico das crianças, fortalecendo assim o organismo. E quando o assunto são frutas, uma receita de verão essencial para o lanche dos pequenos são as saladas de frutas. Além de serem refrescantes e deliciosas, elas contam com as vitaminas necessárias para o corpo das crianças, que no verão geralmente está em constante movimento.

Um exemplo de receita de salada de fruta é misturar banana, maçã, caldo de laranja, pêssego e morango. É uma receita simples, rápida, fácil e bastante saudável. Além disso, pode ser servida em copinhos ou taças.

Para beber:

No caso das bebidas, o ideal para a saúde dos pequenos é tirar os refrigerantes do cardápio e apostar nos sucos naturais. Sendo assim, uma receita de suco natural pode ser essa que leva os seguintes ingredientes:

1 colher de chá de castanha-do-pará;
1 laranja e meia;
1 fatia pequena de melancia;
1 colher de chia (que conta com vários nutrientes);
100 ml de água filtrada.

É uma receita simples de suco natural e que é possível ensinar para as crianças.

Outra sugestão é apostar também nas vitaminas de frutas! São saborosas e nutritivas.

Sanduíche natural:

Várias crianças apreciam um lanche durante a tarde, entre uma brincadeira e outra. Nesse caso, os sanduíches naturais, além de fáceis, contam com combinações deliciosas e criativas. Um exemplo de receita é essa:

2 fatias de pão integral;
1 fatia de queijo branco;
1 fatia de peito de peru em tiras;
2 colheres de sopa de cenoura ralada;
1 colher de sopa de iogurte desnatado;
2 folhas de alface picadas.

Esse sanduíche, acompanhado por um suco natural, é um lanche revigorante e saboroso.

Outra receita criativa é o purê de frutas, que leva morango picado, manga picada e creme.

Enfim, a quantidade e a alternativa de receitas é bastante variada. E o mais legal ainda é que elas podem ser preparadas com o auxílio das crianças, tornando assim as férias mais divertidas e também deliciosas.

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário