Dicas e Curiosidades Diversão Educação Saúde e Bem-Estar

Como motivar a leitura infantil nas férias de verão? Confira!

como-motivar-a-leitura-infantil-nas-ferias-de-verao-confira

O período de férias de verão é marcado pelo sol, diversão, viagens e muito lazer. As crianças são as que mais curtem o período fazendo de cada dia de férias uma festa. Entretanto, esse período também pode ser utilizado para o desenvolvimento de competências e estudo de uma maneira agradável, quase uma brincadeira. Nas férias, também é importante dar atenção para a leitura infantil.

Crianças se divertem facilmente e adoram brincar com a imaginação. Isso faz com que histórias e livros sejam grandes aliados dos pais para unir aprendizado com diversão em um período em que os pequenos só querem saber de brincar.

Como motivar a leitura infantil nas férias de verão? Confira!

Pedagogos, especialistas e educadores de diferentes áreas concordam em uma coisa a respeito da leitura infantil: ela é benéfica para ajudar a criança no desenvolvimento de diferentes habilidades, como o raciocínio, a imaginação, a comunicação, entre outras vantagens. Melhor do que ser benéfica, a leitura infantil não tem contraindicação – a não ser, claro, com os temas propostos para essa leitura.

Veja também:

Entretanto, dependendo da idade da criança, a leitura infantil pode seguir ritmos diferentes. As crianças que ainda não sabem ler já podem participar da “brincadeira” com os próprios pais lendo histórias antes de eles irem para a cama. Nada de TV, muito menos de celular ou tablet e brincadeiras muito ativas, o ideal é colocá-los para dormir e contar uma história com vivacidade e participação. Encenar situações, imitar vozes diferentes e mostrar as ilustrações aguça a imaginação dos pequenos e faz da leitura um momento de afinidade entre pais e filhos.

Isso não impede de as histórias serem contadas para as crianças maiores e que já sabem ler. Para quem tem mais de uma criança ainda, a leitura infantil pode ser compartilhada, fazendo com que cada criança conte uma história em um dia, ou que cada uma delas altere na hora de ler apenas um livro.

Como motivar a leitura infantil nas férias de verão? Confira!

E a variedade também é um artifício para manter as crianças curiosas com relação à história. Livros infantis são muitos e geralmente são curtos, variados e bem baratinhos. Claro, há modelos mais caros com interações como música, luzes, fantoches e sons eletrônicos, mas, fica a critério dos pais. O importante é que as crianças tenham muitas opções de leitura para fazer de cada nova leitura uma descoberta.

Além da escolha feita pelos pais, é importante que as próprias crianças demonstrem interesse na leitura infantil. Permitir que as crianças escolham seus livros para leitura lhes confere mais autonomia e permite que eles mesmo se descubram e, ao mesmo tempo, ensinem seus pais acerca do que mais gostam.

A participação dos pais na leitura infantil deve ser genuína também. Perguntar sobre a história, ouvir a opinião deles sobre a história e identificar possíveis dificuldades e interesses pode fazer com que o aprendizado seja mais rico e também mais divertido.

O ideal é que os pais conheçam a história que será lida pela criança e, se possível, que também leiam tais livros. Conhecer o assunto permite que a conversa sobre a história seja mais honesta, podendo potencializar interesses e aumentando a identificação dos filhos com os pais e também mantendo a leitura como uma prática comum, que faça da leitura infantil algo além das férias, mas sim uma atividade e prática comum da criança.

Você também vai gostar de:

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário