Dicas e Curiosidades Diversão Educação

Passeios educativos que seu filho vai adorar

crianca-no-museu-boutique-infantil

As férias estão aí e quem tem crianças ou adolescentes em casa sabe bem como é preciso entretê-los nesse período longe da escola. Afinal, eles têm energia de sobra, que precisa ser canalizada, de preferência, para alguma atividade produtiva e que possa lhes agregar alguma coisa.

Confira agora algumas dicas de entretenimento educativo para os seus filhos se divertirem e aprenderem. Spoiler: não é preciso gastar muito para fazer um passeio como esse.

Em sua cidade há um zoológico? Se a resposta for sim, essa já é uma ótima opção para começar o circuito de férias! O local é ótimo para que seus filhos tenham contato com a natureza e possam ver de pertinho animais que só conheciam pela televisão ou internet. Se você estiver disposto a se dedicar um pouco mais, antes de ir até o zoológico, pesquise curiosidades sobre algumas das espécies para compartilhar com as crianças, elas vão adorar! Se o local permitir, um pique-nique é excelente para encerrar o dia.

Passeio infantil ao zoológicoUma visita aos bichinhos é pura alegria para a criançada…

Se não tiver nenhum zoológico por perto, não tem problema! O parque da sua cidade pode render uma diversão melhor do que você imagina. Tire um dia para andar de bicicleta, tomar um sorvete, brincar no parquinho e aproveite para lembrar seus filhos do quanto é importante preservar esse tipo de espaço. Que tal organizar uma caça ao tesouro? A brincadeira é excelente para estimular o raciocínio lógico dos pequenos.

Os brasileiros não têm o hábito de ir a museus, então, você pode aproveitar as férias para incentivar as crianças a apreciar esse tipo de entretenimento. Vale qualquer museu: de arte, de história, de ciências naturais… Sempre é possível aprender muitas coisas com os acervos, principalmente porque as peças costumam ser identificadas. É importante ir com tempo para ler tudo com calma!

Por falar em leitura, esse é outro hábito que deve ser estimulado desde a infância e cabe aos pais essa tarefa. Leve seu filho até uma biblioteca pública e permita que ele se encante com a infinidade de títulos que estará em sua frente. Deixe que escolha os favoritos e empreste para ler em casa. Quando terminar a leitura, converse com ele sobre a narrativa, peça para que lhe conte a história. Isso pode render grandes experiências!

Momento da leitura com criançasIncentivar o hábito de leitura é uma importante tarefa dos pais.

Ainda no que se refere à leitura, se você tiver condições, por que não ir com as crianças até uma livraria? Ao invés de comprar um brinquedo para o seu filho, compre um livro, para que ele perceba que ler também é diversão e que esse é um excelente presente!

Assistir a uma peça de teatro também é uma ótima pedida para as férias escolares! Verifique se a sua cidade promove espetáculos gratuitos e programe-se para participar.

Todas essas dicas de passeio ficam ainda mais divertida se você se envolver de verdade! Ao invés de apenas levar as crianças até os lugares, participe ativamente dos passeios. Veja cada ocasião como uma oportunidade de estar mais perto dos pequenos, afinal, na correria do dia a dia, isso nem sempre é possível.

Mamãe, se você já fez esses ou outros passeios educativos com seus pequenos, deixe como foi a sua experiência aqui nos comentários!

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário