Dicas e Curiosidades Listas Saúde e Bem-Estar

Por que devemos deixar nossos filhos falharem?

crianca-chateada

É natural dos pais protegerem seus pequenos dos perigos e frustrações. Porém essa proteção excessiva nem sempre é o melhor para as crianças e você vai descobrir o porquê a seguir.

Na infância, é comum ouvirmos das crianças frases do tipo: “eu nunca mais vou fazer isso”, “eu desisto, não sou bom o suficiente” entre outras que descrevem bem todo o sentimento de frustração que está guardado com o pequeno.

Vamos ser sinceros né mamães, é horrível fazer algo e depois perceber que você não conseguiu alcançar o objetivo mesmo depois de todo o esforço, não é mesmo?

Porém, mesmo com toda essa frustração, você deve ao máximo tentar convencê-lo de que deve tentar quantas vezes for necessário, até que suceda.

filhos-falharem-boutique-infantil

O pequeno deve ser capaz de enfrentar esse horrível sentimento. Tirar notas ruins não é legal. Estar no time perdedor também não. Porém permitir que a criança passe por isso nem sempre é algo ruim.

Ao invés de socorrê-los ao falharem, ou pior ainda, protegê-los de falharem uma vez, os pais devem aproveitar essa oportunidade para mostrar às crianças como lidar com os desafios da vida.

No livro “Ensine seu Filho Corretamente”, da psicóloga Madeline Levine, ela diz que uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer por seus filhos é deixarem o pequeno falhar. Ela também lembra os pais de quantas vezes os bebês caíram quando estavam aprendendo a andar:

“Essa é a forma de como as crianças aprendem as coisas. Se nós apanhássemos a criança em sua primeira queda, provavelmente ela não aprenderia a andar. Ela anda porque ela cai de novo e de novo, porém estamos sempre próximos a motivá-la a continuar tentando.”

A psicóloga também diz que aprender com os erros (quando os pais não interferem) é uma importante habilidade, a qual ajuda a criança a desenvolver resiliência e se tornar mais confiante.

Fingir que tudo está bem quando as crianças cometem erros ou falham é muito complicado. Para a maioria dos pais, falhar não é uma opção. O nosso instinto é claro: colocar os filhos em nossos braços e protegê-los de tudo ao seu redor quando as coisas dão errado.

Auxiliar as crianças a aprenderem com os erros e se recuperarem quando falharem é uma das tarefas mais importantes que os pais podem fazer por seus filhos. Deixando de lado a proteção para não deixar os filhos desapontados, nós devemos dar-lhes as ferramentas necessárias para lidar com os altos e baixos em seu caminho.

Dificilmente alguém chega ao sucesso sem ao menos falhar uma vez.

Então como nós, papais e mamães, podemos ajudá-los a se reerguerem depois de uma falha? Aqui vão algumas sugestões:

1. Diga a seus filhos, e deixe muito claro que você não espera que eles sejam perfeitos. Faça com que saibam que o seu amor por eles é incondicional, independente do que aconteça.

2. Pare de resgatar seus filhos. Encoraje-os a tomar a responsabilidade de seus erros e não culpar os outros.

3. Compartilhe com os pequenos os erros que você já cometeu, as consequências que encontrou e como você aprendeu com eles.

4. Mostre que ele está em boa companhia. Use exemplos como Steve Jobs, que falhou diversas vezes e conseguiu se tornar uma pessoa bem sucedida.

5. Ajude os pequenos a enxergarem as boas coisas ao cometer erros. Falhar pode motivá-los a praticar mais, estudar por períodos mais longos, ou então tentar diferentes soluções para os problemas.

6. Incentive os seus pequenos a se esforçarem e tomarem coragem para darem a volta por cima de um problema. Encoraje-os a tentar novamente caso já tenham falhado uma primeira vez.

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário