Maternidade Saúde e Bem-Estar

A importância da prática de exercícios físicos na gestação

exercícios físicos adequados para se fazer durante a gestação

A gestação não é nenhuma desculpa para deixar as atividades físicas de lado e se tornar uma pessoa sedentária.

Sempre recomendados pelos médicos, os exercícios físicos são uma das melhores formas de manter a saúde física e mental em dia e mesmo durante a gravidez ainda é possível aproveitar os benefícios da prática de uma rotina repleta de atividades.

Porém, antes de iniciar uma vida mais energética é preciso alguns cuidados especiais, pois a gestação é um momento delicado e precisa de muita atenção.

Consulte o seu médico para que ele realize as avaliações necessárias e oriente você da melhor maneira para que não corra riscos durante os exercícios físicos. Não esqueça também de pedir algumas dicas de atividades físicas para gestantes que se adequam melhor ao seu perfil.

Conheça algumas atividades físicas que além de muito gostosas trazem diversos benefícios que irão durar a vida toda:

Dê uma chance para a Caminhada!

As caminhadas podem ser realizadas em praticamente todos os lugares. Sendo realizada nas condições ideais além de melhorar o funcionamento cardiovascular e o fluxo sanguíneo pelo corpo ainda proporciona uma diminuição no estresse.

Durante a caminhada é ideal que você use roupas leves e que a temperatura ambiente seja agradável.

Relaxe com sessões de Yoga

As posturas realizadas do yoga alongam e tonificam os músculos das gestantes, relaxam as articulações e também aumentam a flexibilidade corporal permitindo assim que as gravidinhas se adaptem mais facilmente com as mudanças corporais da gravidez.

Melhore o seu condicionamento com a Hidroginástica

A hidroginástica é um exercício físico para gestantes agradável e divertida que traz muitos benefícios às mamães que praticam.

Estudos revelaram que as gestantes que praticaram durante a gestação tiveram um aumento de energia, melhora no humor, redução de inchaços nas pernas, joelhos e tornozelos além de benefícios para o coração e para o sistema circulatório.

Por essas e outras que a hidroginástica é uma das atividades físicas mais recomendadas para as novas mamães.

Pilates: renove o seu condicionamento

O pilates é um grande aliado das futuras mamães, pois auxilia amenizando as principais alterações estruturais durante essa fase.

Essa atividade física trabalha os músculos e a respiração, fatores essenciais para um parto tranquilo.

Nossa dica é que você busque um profissional fisioterapeuta especializado na modalidade para gestantes.

A gestação é uma fase muito delicada, mas que com pequenas atitudes você pode evitar incomodações durante os meses em que carrega o pequeno no ventre. Aproveite essa etapa da vida para se conhecer melhor e também para manter e continuar com uma rotina saudável e que trará benefícios para essa longa jornada cheia de novidades que lhe aguarda.

Leia também:

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário