Dicas e Curiosidades Educação Saúde e Bem-Estar

Seu bebê deve fazer natação! Entenda

bebê fofinho nadando

Desde muito cedo, as crianças devem ser incentivadas a praticar alguma atividade física. Além de todo o benefício para o corpo dos pequenos, valores como trabalho em equipe, respeito e disciplina são ensinados a eles.

Por ser um esporte que mexe com o corpo todo, a natação é muito recomendada, inclusive para ser iniciada logo quando bebê. De acordo com pediatras, bebês a partir dos 6 meses (após uma visita ao seu médico de confiança para consultá-lo) podem começar as aulas de natação.

Mas mamães, antes de sair matriculando seu pequeno nas aulas, é importante levar alguns detalhes em consideração, olha só:

  • Infraestrutra: os bebês precisam estar em um ambiente seguro, com equipamentos adequados e bem higienizados. Por isso, vale uma visita antecipada para verificar a situação da escola.

  • Professores: busque conhecer bem a formação dos professores. Você não quer alguém sem conhecimento no assunto cuidando do seu benzinho mais precioso, né mamãe? A natação possui alguns riscos, então é bom sempre evitá-los.

Após você ter certeza que seu pequeno estará em boas mãos, é hora de começar as aulas!

Vale lembrar que as mamães devem seguir todas as informações repassadas pelos instrutores acerca das roupinhas adequadas para a prática do esporte que irão aumentar o conforto e segurança dos pequenos durante as aulas.

Em sessões que duram de 30 a 45 minutos, os bebês aprendem de forma gradativa novos exercícios, que irão fazer com que ele evolua nesse esporte.

Como o bebê ainda é muito novo, é interessante ter um acompanhante (preferencialmente alguém que conviva com o pequeno) para participar das aulas junto. Essa presença consegue estimular e incentivar os bebês, além de garantir um maior conforto e sensação de segurança para eles.

bebê e mamãe nadandoA companhia da mamãe faz toda a diferença! (Fonte: Jornal Golfinho)

Entre os diversos benefícios da natação, estão os seguintes:

  • Controle respiratório;

  • Coordenação motora;

  • Noção de espaço;

  • Aprende a se relacionar e conviver com outras pessoas, já que as aulas são dadas em grupos.

A lista é muito extensa, e não para por aqui. Apesar de geralmente as aulas serem recheadas de brincadeiras, os bebês aprendem coisas importantes as quais levarão para a vida, isso sem falar nos benefícios ao desenvolvimento físico deles.

Mesmo após as aulas, alguns cuidados são necessários, como:

  • Secar bem as orelhas ao final da aula;

  • Levar sempre toalhas e roupão de banho que sejam bem quentinhos para serem utilizados após o pequeno sair da piscina;

  • O banho deve ser dado em temperatura morna para evitar choques térmicos;

  • Secar bem o cabelo, principalmente o das meninas.

Seguindo todas as instruções dadas pelos professores antes e depois das aulas, é certeza de um momento seguro e cheio de aprendizados e emoções para bebês e mamães.

Gostou das dicas? Compartilhe com outras mamães!

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário