Alimentação Saúde e Bem-Estar

Sopas Saudáveis e Nutritivas para as crianças

sopas saudáveis e nutritivas para crianças

O inverno chegou! E para dar aquela aquecida na família nada como uma sopa super saborosa e nutritiva, não é mesmo?

Além de ser prática, a sopa é uma ótima fonte de proteínas e carboidratos para manter a saúde dos pequenos em dia.

As verduras e legumes são sempre uma dor de cabeça para os pais: mesmo com a insistência diária, a negação para a salada é alta. Para dar um gostinho diferente às leguminosas, as sopinhas são mais coloridas e chamam a atenção dos pequenos.

Assim fica fácil deixar o cardápio da criançada ainda mais saudável, né?

Sopa de Feijão

Bata 500g de feijão cozido no liquidificador até que fique um caldo bem grosso. Em uma panela, misture o feijão cozido com batatas descascadas e picadas em cubinhos, temperos e macarrão (opcional). Cozinhe tudo em fogo médio até que as batatas e o macarrão fiquem no ponto. De vez enquando mexa para evitar que grude no fundo da panela.

Sopa de Macarrão com Legumes

– 1 cebola média picada
– 1 dente de alho amassado
– 250g de carne bovina sem gordura
– 1 tomate picado sem sementes
– 2 batatas cortadas em cubinhos
– 1 cenoura cortada em cubinhos
– 2 mandioquinhas cortadas em cubinhos
– 1 xícara de vagem picada
– 2 xícaras do macarrão de sua preferência
– Sal e salsinha a gosto
– 1 folhinha de louro

Doure a carne juntamente com o alho e a cebola. Adicione o tomate, o sal, o louro e os legumes acrescentando água até cobrir os ingredientes. Quando os legumes estiverem bem cozidos coloque o macarrão (se precisar, pode adicionar mais água). Depois é só temperar com o sal e a salsinha.

Sopa de Mandioquinha

– 4 mandioquinhas
– 1 cenoura pequena
– 1 dente de alho amassado
– 1 cebola picada
– 1 colher de sopa de azeite
– 500ml de água

Descasque e corte as mandioquinhas e cenoura para que fiquem bem fininhas. Refogue o alho e a cebola até que fiquem ligeiramente douradas. Cubra com água fervendo e acrescente as mandioquinhas e a cenoura, sempre mexendo um pouco. Tampe a panela e deixe cozinhar até que todos os legumes fiquem bem molinhos.

Depois leve tudo para o liquidificador e bata até ficar com uma consistência cremosa. Caso fique muito grosso, basta ir adicionando um pouquinho de água. Após tudo estar bem processado, volte pra panela e deixe esquentando até a sopa levantar fervura. Depois é só desligar o fogo e servir.

Uma alimentação saudável também é diversão

Aproveite para usar outros ingredientes e temperos para dar mais vida aos pratos! Use a criatividade para adicionar enfeites e desenhos na sopinha utilizando outros legumes e ingredientes saudáveis (como o queijo).  Assim é certeza que os pequenos irão se apaixonar.

Porém muito cuidado com alimentos gordurosos e caldos industrializados. Apesar da criançada adorar, esses produtos podem causar muitas doenças se não forem consumidos em pequenas quantidades.

Pimpolhinhos na cozinha: ativar!

Tarefas simples como organização e seleção das verduras que irão para a sopa podem ser realizadas pelos nossos pequenos. Eles irão se divertir botando a mão na massa e ajudando a mamãe na preparação da janta. Com certeza esse tempinho na cozinha vai motivá-los ainda mais a provarem o “seu prato”.

Leia também:

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário