Comportamento Infantil Educação Listas

Volta às aulas sem traumas: o guia definitivo!

volta-as-aulas

Com as férias acabando, as mamães e os papais começam a arrancar os cabelos só em pensar na volta às aulas.

Durante esses meses de brincadeiras, passeios e aprendizados – afinal, dá para aprender muita coisa e ao mesmo tempo se divertir -, os pequenos nem se quer falavam em escola. Para eles, voltar a estudar ia demorar muito tempo. Mas, para a tristeza de uns e felicidade de outros, as aulas estão começando.

O papel dos pais nesse período de retorno faz toda a diferença em como vai ser a aceitação dos estudos durante o ano todo. Por isso, vamos dar algumas dicas que vão ajudar os pais a enfrentarem esse período turbulento juntos, dando espaço a um ano de muito estudo e aprendizado.

Para deixar as coisas ainda mais fáceis, se você preferir pode pular diretamente para a parte que mais interessar:

Visite a escola junto ao pequeno com antecedência

Que tal a família dar uma voltinha pela escola antes das aulas começarem? Veja com a instituição de ensino se há possibilidade disso ser feito. É um bom momento para os pais apresentarem a escola, mostrarem onde os pequenos vão ficar em suas salas, brincar no ginásio e outras atividades que podem ser realizadas ali.

Todas essas demonstrações devem ser feitas com muito entusiasmo, mostrando ao pequeno que ali será um lugar muito divertido! Os pais também podem contar uma historinha da sua época escolar para mostrar que esse é um momento em que todos passam um dia, e que não tem nada de ruim em passar algumas horinhas estudando.

Além de aproveitar a visita para conhecer melhor a infraestrutura do colégio, é obrigatório que a escola escolhida tenha uma equipe de apoio e coordenação pedagógica muito bem estruturada. Os primeiros meses de estudo serão turbulentos, então essa equipe especializada é muito importante para ajudar tanto os pais como os pequenos nesse período tão delicado.

Um material escolar colorido e do gosto da criança faz toda a diferença

Mesmo para aqueles que estão indo para seu primeiro ano escolar, a compra do material escolar é um momento de pura alegria! São cadernos estampados com seus personagens favoritos, lápis das mais diversas cores, mochilas de rodinha, lancheira, enfim, é coisa que não acaba mais!

Uma forma de motivar os pequenos a estudarem é comprando materiais que sejam de seu agrado, por isso, vale a pena levá-lo junto no momento de escolher todos esses acessórios.

O orçamento tá baixo? Não tem problema! Não há necessidade em comprar tudo do mais caro pois há formas caseiras de se customizar cadernos, lápis e todos os outros materiais. Por exemplo, com EVA, você pode recortar bichinhos e colar na parte de cima do lápis, dando um charme a mais na hora de escrita. Já para os cadernos, há diversas capas plásticas super legais que podem ser usadas para encapar os caderninhos. Opção é o que não falta!

Olha só que bacana as ideias abaixo! Com recortes, cola e muita criatividade tudo é possível!

Evite falar na frente dos pequenos sobre preocupações do mundo dos adultos

Os papais e as mamães conhecem todos os perigos que os nossos pequenos pode estar sujeitos  no período escolar. Porém, essas coisas não precisam ser problema pra cabecinha das crianças. O foco delas deve unicamente estar nos estudos. Preocupações a mais podem atrapalhar seu desempenho na escola. Por isso, evite falar sobre essas coisas quando os pequenos estiverem próximos.

Com o passar do tempo, em conversas com tons amenos, é de muita importância que os pais alertem seus filhos sobre algumas situações e como eles podem se previnir.

Conheça muito bem as regras da escola

O uso do uniforme escolar é obrigatório! Não deixe para comprar as roupinhas em cima da hora. Muitas vezes o uniforme se esgota e seu pequeno pode acabar sendo impedido de comparecer às aulas devido a falta da roupa adequada.

Para a lancheira, nada de comidas gordurosas e com muito açúcar! Sucos e sanduíches naturais além das frutas são as melhores pedidas. Uma boa alimentação também tem impacto positivo nos estudos, por isso é muito importante preparar uma lancheira saudável que seja completa em vitaminas!

Essas são algumas regrinhas básicas de toda escola, por isso fique atento a todas as restrições da escola escolhida.

Tenha paciência, muita paciência nos primeiros meses

Os primeiros dias (ou até mesmo meses) são os mais problemáticos e devem ser tratados com muita empatia e paciência por parte dos pais.

Todos um dia já foram crianças e sabem que sair do convívio direto com os pais para uma sala com diversas pessoas diferentes é desconfortável. Pode haver choro, gritaria e uma dose imensa de desespero. Nesse momento, os pais precisam exclusivamente buscar acalmar os filhos e explicar a eles toda a situação. Caso a escola possua uma equipe pedagógica à disposição, não deixe de chamá-los para ajudar.

Muitas escolas permitem que os pais passem curtos períodos na sala de aula junto a seus filhos, para que eles se acostumem de forma mais tranquila e rápida. Porém desde a saída de casa, os pais devem ir amenizando a situação de “abandono” causado pela despedida. Aqui uma ideia se repete: tente usar histórias vividas (principalmente as que sejam mais engraçadas) para que o pequeno comece a ver esse momento com outros olhos, a ponto de não se preocupar mais em ficar na sala de aula.

Já na saída, principalmente nos anos iniciais, é muito importante que os pais busquem seus filhos na escola. Essa atitude faz com que o pequeno se sinta mais seguro sabendo que seus familiares estarão lá os esperando após as horas de estudo.

Demonstre interesse pelo dia do seu filho

Depois de um longo dia de muito estudo e aprendizado, os pequenos irão tirar um tempinho para descansar! Aproveite esses minutos para perguntar e descobrir como foi o dia na escola. Deixe que as crianças contem tudo o que quiserem, e incentive-as a continuar falando sobre suas experiências. Além de aproximar os pais com os filhos, esses minutinhos podem ser aproveitados ainda para incentivar o pequeno a gostar cada vez mais dos estudos.

Para tudo tem hora, inclusive para as tarefas

Desde os primeiros anos é interessante que os pais definam uma rotina para os pequenos realizarem as tarefas escolares. Priorizar um determinado horário para as atividades após um tempo vira rotina e os pequenos irão seguir quase que automaticamente.

Além da responsabilidade de ir com as tarefas concluídas no próximo dia de aula, você pode aproveitar para demonstrar o quão importante são os cuidados com o seu material escolar. Agora os pequenos são responsáveis por diversas coisas, então conversar sobre essas novas atribuições dadas para eles é fundamental.

A dica fica por conta da imagem abaixo: que tal criar um quadro com todas as atividades diárias dos pequenos? Ele pode ser interagido por toda a família, além de ser muito bonito também!
rotina volta às aulas Fonte: OH - Organização HabitualUm rotina bem definida tem muitos impactos positivos na vida das crianças. Juntamente à responsabilidade, a rotina ensina os pequenos a serem organizados e a entenderem o que é prioridade e o que pode ser deixado de lado por um tempo.

Hora de se preparar para o próximo dia!

Com as tarefas feitas e materiais devidamente organizados, chegou a hora de descansar e se preparar para o dia seguinte!

Além da rotina com as tarefas, é muito importante os pais definirem também um horário para as crianças dormirem. Não deixe que a criança fique acordada até muito tarde, pois com toda a certeza, o sono irá prejudicar o rendimento escolar e com isso as notas baixas virão com o tempo.

Para a janta, comidas leves também são indicadas.

A hora do soninho é um momento que deve ser levado a sério! Por isso devemos prezar bastante por esse momento, pois com uma boa noite de sono, não tem como o dia seguinte ser ruim!

Com nossas super dicas, a volta às aulas será muito mais tranquila e divertida tanto para os pais como para os pequenos. Você tem mais alguma sugestão para uma volta às aulas sem maiores traumas? Não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário

comments

Deixe um comentário